Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Escolas da rede estadual de ensino de todo o Estado participarão do primeiro dia temático do Projeto Amigos da Escola em 2010, nesta sexta-feira, 16. Mobilizados em torno do tema deste ano – “Minha escola, minha comunidade” –, pais, professores, voluntários e alunos desenvolverão atividades esportivas, culturais e ecológicas. O objetivo é estimular a interação entre os participantes em prol da educação.

Na Escola Estadual Vila União, em Palmas, a comunidade escolar vai realizar uma pesquisa na quadra levando em consideração as necessidades da comunidade local, onde os professores de geografia e história irão acompanhar, orientar e avaliar os alunos pelo trabalho realizado. Um documentário ilustrado da quadra 307 Norte também será produzido pelos estudantes, além de dramatização de histórias infantis, mutirão de limpeza na escola com participação de todos os funcionários e alunos da unidade escolar.

Em Paraíso do Tocantins, a Escola Estadual Deusa Moraes irá desenvolver durante todo o dia atividades com foco na história da cidade. Haverá exposição de fotos e gravuras, montagem de mapas e produção de textos.

A comunidade estudantil do Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Guaraí, fará entrevistas com moradores veteranos da cidade, ex-alunos e funcionários da escola para visualizar o sentimento da população em relação ao desenvolvimento do município.

O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica por meio do envolvimento de todos – profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade. Estimula a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, nunca em substituição às atividades curriculares ou à educação formal – e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola, dos profissionais e da comunidade. É implementado em parceria com o Instituto Faça Parte, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)

Fonte: Secom