Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

Em comemoração ao Dia do Índio, um grande encontro cultural indígena será realizado, a partir deste sábado, 17, na Aldeia Canuanã, situada a 60 km de Formoso do Araguaia. O encontro reunirá 13 aldeias do povo Javaé e uma aldeia do povo Xerente, além de assentamentos vizinhos, representantes do governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, Funai, Funasa, Conjaba- Conselho das Organizações Indígenas do povo Javaé da Ilha do Bananal, o que representará cerca de 800 pessoas presentes.

O evento terá prosseguimento no domingo, 18, e será marcado por apresentações de danças e ritos dos Javaé, dentre eles o Aruanã, onde os indígenas cantam e dançam em homenagem as figuras míticas dos espíritos; apresentações de artistas locais e atividades esportivas com premiações.

O presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Diomar Naves, e equipe prestigiarão o evento que conta com apoio da FCT, órgão que tem como um dos papéis o fomento, valorização e divulgação da cultura indígena com incentivos aos povos existentes no Estado.

Programação

Dia 17/04 - sábado

8h – Abertura Oficial com apresentações culturais do povo Javé

Jogos durante toda a manhã (Futebol, Corridas e etc.)

12h – Almoço

14h - até 18h – Jogos

Noite - Baile com artistas locais

18/04 - Domingo

Encerramento da programação com a premiação aos vencedores dos jogos

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural