Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a passagem pela região Norte do Estado, entre os dias 19 e 20 de abril, a Caravana Acelera Tocantins inaugurou mais quatro Telecentros Comunitários nos municípios de Goiatins, Carmolândia, Muricilândia e Nova Olinda. Os Telecentros Comunitários são uma parceria entre o governo federal, estadual e prefeituras.

Nas quatro edições da Caravana, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Juventude (Sejuv), já entregou sete unidades do programa levando aos jovens tocantinenses inclusão digital e qualificação profissional. Os Telecentros Comunitários são equipados em média com 11 computadores ligados a internet via satélite, kit multimídia e monitor treinado para auxiliar na utilização das ferramentas.

Nesses locais, a Sejuv disponibiliza ainda a Escola da Juventude, uma plataforma educacional via internet desenvolvida especialmente para oferecer cursos profissionalizantes. Jovens de todo o Estado podem participar dos cursos, bastando para isso se cadastrar no Telecentro do município onde mora. Estão disponíveis os cursos de: Planilhas Eletrônicas, Editor de Textos, Direitos Humanos e Cidadania, Inclusão Digital e Auxiliar Administrativo.

Para o secretário estadual da Juventude, Joaquim Júnior, com os Telecentros Comunitários será possível trazer para a realidade dos jovens tocantinenses a inclusão digital. “Quando o governo dá aos jovens a condição de ter acesso à internet de alta velocidade gratuitamente, o Estado está contribuindo para a inclusão do jovem no mundo tecnológico. Em muitos municípios, o Telecentro é o único espaço em que a comunidade tem acesso à internet”, afirma.

Para este ano, a Sejuv prevê a entrega de outras unidades dos Telecentros Comunitários, visando atender um número maior de jovens beneficiados pelo programa.

 

Fonte: Secom