Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Carvalho

A necessidade de implantação de um ramal de transbordo, para o embarque e desembarque de mercadorias, no Porto Fluvial de Praia Norte, no Tocantins, foi apresentada nesta terça-feira, 11, em Brasília, ao presidente da Valec Engenharia Construção e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, o Juquinha. Participaram da reunião o secretário de Representação, Carlos Patrocínio, o secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, e o presidente da empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda, Klaus Weyand.

Durante a reunião foram elencadas as possibilidades de escoamento, pelo Porto de Praia Norte integrado à conexão com a Ferrovia Norte-Sul. De acordo com o presidente da Valec, as empresas privadas têm demonstrado interesse na capacidade de transporte. “Atualmente, não vendemos mais a concessão e sim a capacidade de transporte às empresas”, destacou Juquinha, que também salientou que é necessário desafogar os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O secretário de Indústria e Comércio ressaltou a localização estratégica do Porto. “Fica cerca de 150 km abaixo de Aguiarnópolis, isso irá desafogar o Porto de Belém”, afirmou Valduga, que também destacou a conclusão da obra da eclusa de Tucuruí, prevista para agosto.

Estudos apontam que o transporte fluvial é um dos mais baratos e eficientes do mundo, e com a proposta de viabilização dos modais de integração, reduzirão certamente os custos, além de garantir a sustentabilidade e os aspectos ambientais. “Defendemos o uso múltiplo das águas associado à política de meio ambiente”, disse Patrocínio. O Porto ficará localizado à margem esquerda do rio Tocantins.

Participaram também da reunião o diretor de Atração e Fomento da Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen, e técnicos da Valec.

 

Fonte: Secom