Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Ao Som da Banda da Polícia Militar de Goiás e diante de um plenário repleto de autoridades, o secretário da Administração do Tocantins Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho foi homenageado em Goiânia ao receber a maior honraria concedida pelo Estado, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A sessão solene aconteceu na manhã desta sexta, 14, no Plenário Getulino Artiaga Lima da Assembleia Legislativa de Goiás. Acompanhado da esposa Aleandra Zaiden, Pacceli ainda contou com o prestígio de familiares e amigos.

A Solenidade foi presidida pelo deputado Estadual Wagner Guimarães, representando a presidência da Casa de Leis, o governador Alcides Rodrigues foi representado pelo secretário da Fazenda Célio Campos. A mesa ainda foi composta pela secretária de Saúde de Goiás Irani Ribeiro, representando o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, o qual já foi presidido por Pacceli, Paulo de Jesus, representando o Senador Marconi Perillo, que enviou uma carta parabenizando o secretário tocantinense, além de outras autoridades.

Instituída em 1991, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é entregue a nomes que tenham contribuído com trabalhos relevantes ao Estado. A honraria, proposta pelo deputado estadual Iso Moreira, foi concedida a Pacceli em virtude dos serviços prestados a Goiás durante os 30 anos que viveu e trabalhou em Goiânia.

Durante seu discurso o deputado Iso Moreira falou sobre a trajetória profissional de Pacceli e afirmou que o administrador é digno da homenagem por que seu “trabalho ajudou a dignificar o povo de Goiás e os goianos por ser um homem de um currículo exemplar e de dar inveja”. O deputado também lembrou da atuação de Pacceli no Tocantins como a criação da Escola de Governo, o apoio no desenvolvimento dos planos de carreiras e salários dos servidores do Tocantins, dentre outras ações.

Eugênio Pacceli agradeceu a homenagem manifestando o seu carinho pelos Estados de Goiás e Tocantins, “o profissional que sou hoje devo a esses dois Estados que me proporcionaram oportunidades e grandes vitórias”, declarou o secretário da Administração do Tocantins que é natural de Minas Gerais. “Vim para Goiânia aos 12 anos de idade e aqui constitui também a minha família, sou goiano e tocantinense de coração”, declarou Pacceli durante discurso. Durante a solenidade também foi homenageado o Procurador de Goiás Ronald Bicca, que recebeu o título de Cidadão Goiano. Marcos Pereira, representando a procuradoria do município.

Perfil Eugênio Pacceli

Mineiro de Rio Piracicaba (MG), Eugênio Pacceli construiu sua carreira profissional em Goiás, especialmente Goiânia, para onde mudou-se com a família aos 12 anos. Somente na Celg - Companhia Energética de Goiás foram 21 anos de serviços prestados, até 2001, quando desligou-se da empresa e passou a atuar, nos quatro anos seguintes, como consultor independente nas áreas administrativo-financeira e de marketing nos estados de Goiás, São Paulo e Tocantins.

A transferência para o Tocantins foi resultado de seu trabalho como consultor. Hoje são 8 anos dedicados à administração pública estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secad