Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

A população de Tocantínia comemorou na tarde deste domingo, 30, a passagem da Caravana Acelera Tocantins, capitaneada pelo governador Carlos Henrique Gaguim. Em seu pronunciamento, ressaltou sua preocupação com a qualidade de vida dos indígenas que habitam o município e ainda com a preservação da cultura do povo Xerente. Entre os benefícios levados, o governador autorizou emenda parlamentar para a realização da Dasipê – Festa do Povo Xerente, que tem como objetivo fomentar a cultura e costumes da etnia. “O Governo do Estado também precisa atender os nossos irmãos indígenas, oferecendo saúde, boas estradas, fomento à cultura e preservando os costumes”, ressaltou Carlos Gaguim.

Durante a visita da Caravana, Carlos Gaguim assinou convênios que permitirão a pavimentação de 12 mil quadrados de ruas e avenidas com bloquetes, que contará com investimentos de R$ 649 mil, a entrega de uma ambulância, instalação da Clínica da Mulher, a entrega de um microcomputador para o sistema municipal de saúde e também a implantação da Fundação Pioneiros Mirins. Além disso, o governador autorizou emendas parlamentares para a reforma do Ginásio de Esportes de Tocantínia e para a recuperação de estradas vicinais do município.

O prefeito Manoel Silvino Gomes Neto afirmou que Carlos Gaguim retomou o diálogo entre o município e o Governo do Estado. “Durante muitos anos, Tocantínia ficou esquecida pelos governantes do Estado, e a vinda da Caravana, que trouxe o governador e sua equipe, abre as portas do Palácio Araguaia para o povo desta cidade. Só nesses sete meses de mandato já fomos recebidos três vezes pelo governador em seu gabinete, o que antes não acontecia”, desabafou. Segundo ele, o município está melhor depois da Caravana Acelera Tocantins.

A sétima etapa da Caravana Acelera Tocantins, que está acontecendo desde a último sábado, 29, já visitou os municípios de Rio dos Bois, Fortaleza do Tabocão, Dois Irmãos, Araguacema, Caseara, Marianópolis, Divinópolis, Abreulândia, Monte Santo, Chapada de Areia, Barrolândia, Lajeado e Tocantínia e Miranorte.

Nesta segunda-feira, 31, serão visitados os municípios de Santa Tereza, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Aparecida do Rio Negro.

Fonte: Secom