Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante esta semana cerca de 20 professores e alunos de escolas públicas de Taquaruçu e dos projetos socioculturais do distrito ecoturístico de Palmas vão participar de uma oficina para produção de arte digital. A atividade faz parte do Circuito Telinha na Escola, um projeto da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Instituto Vivo. Na edição realizada em Taquaruçu, a oficina conta ainda com o apoio da ONG Canto das Artes.

Nos próximos dias, educadores e jovens estudantes vão desenvolver habilidades tecnológicas para a produção de conteúdo multimídia a partir da apropriação artística de telefones celulares. A oficina permite ainda que os participantes identifiquem formas de relacionar esses vídeos a conteúdos e processos educativos, como a construção de blogs, de mapas colaborativos e difusão através das redes sociais.

“Nosso objetivo é fazer com que estes educadores e alunos, não só das escolas públicas, mas dos projetos sociais como os Pontos de Cultura, tenham habilidades para aproveitar melhor toda esta tecnologia na construção do seu conhecimento”, destacou Aluísio Cavalcante, presidente da ONG Casa da Árvore.

Na programação da oficina, além das técnicas básicas para produção de micrometragens, os participantes vão criar mapas multimídia de Taquaruçu, com informações culturais, educativas e ambientais, blog’s colaborativo e experimentar técnicas para transmissão ao vivo de áudio e vídeo para internet.

A experiência por que estes educadores e alunos de Taquaruçu vão passar esta semana, vem sendo incorporadas ao dia a dia de comunidades escolares em Estados do Tocantins e Rondônia, Bahia, Goiás, e até o final do ano outros seis Estados brasileiros. Com o Circuito Telinha na Escola, centenas de professores estão aproveitando o interesse e as habilidades que os jovens tem com a tecnologia e tornando a escola e o aprendizado mais interessantes e criativos.

Até o final do ano a equipe da Casa da Árvore Projetos Sociais vai percorrer outros sete Estados brasileiros com esta oficina. O circuito de atividades de formação é resultado do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, concedido ao projeto em 2009.

O projeto começou a ser realizado há três anos no Estado do Tocantins patrocinado pelo Instituto Vivo, onde um núcleo de experimentação multimídia recebe mais de cem jovens por ano, estudantes de cerca de seis escolas públicas da região. Logo expandiu-se para Rondônia, numa parceria com a Secretaria de Educação de Rondônia, envolvendo atualmente 4 escolas, 12 professores e 80 estudantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Casa da Árvore projetos Sociais