O encerramento do 2° Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil foi marcado pela palestra de Fernando Guimarães, coordenador do Grupo de Comunicação Institucional, GCI e conselheiro do TCE/PR. Fernando apresentou o plano de comunicação para os Tribunais de Contas e destacou que a linguagem, a ser utilizada pelas assessorias de imprensa, deve ser acessível à população, com objetividade e clareza.
As diretrizes do plano, segundo o coordenador, enfatizam também as decisões do tribunal, que precisam ser divulgadas, além da agilidade na atualização dos portais e estabelecimento de regras mínimas de acessibilidade social.
Antes de finalizar a palestra o conselheiro deixou uma mensagem de reflexão a todos os participantes do evento: “temos que saber nos comunicar melhor, os ruídos principalmente, podem afetar a nossa comunicação”.
Troca de experiências
Um momento de trocar experiências. Com este propósito os gestores de comunicação dos Tribunais de Contas de todo país tiveram um espaço no seminário para apresentar seus “cases de sucesso”. Goiás, por meio do assessor Alexandre Assis, citou a utilização do twitter, rede social com mensagens instantâneas, que segundo ele proporciona um retorno imediato. Falou também da necessidade de se ter vários meios para disseminar as informações: “quanto mais veículos, mais formas de disparar os dados” e ainda frisou a importância da imprensa na divulgação das informações dos TCE´s .
Rodrigo Canellas ,coordenador de publicidade do Tribunal de Contas de Mato Grosso contribuiu com a ideia de uma campanha publicitária que seria “a primeira ação integrada entre todos os tribunais de contas do país”. De acordo com o publicitário, o Instituto Rui Barbosa, IRB, e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Atricon, ajudariam com a produção da campanha e assim ”cada tribunal ficaria responsável pela veiculação desta propaganda”.
O presidente do IRB e do TCE/TO, Severiano Costandrade, demonstrou interesse na iniciativa, “vamos buscar viabilizar este plano em nível nacional e pegar como molde para fazer uma agenda positiva para o tribunal”, disse Costandrade .
Já do Espírito Santo foi destacada a exibição gratuita em salas de cinema, com vídeos que aproximam o tribunal da sociedade. “O que você tem a ver com a corrupção? ”. Este é o tema de uma das produções que está nos cinemas do estado e mostra a importância do Tribunal como órgão de fiscalização dos recursos públicos.
O 2º Seminário de Comunicação, realizado de 7 a 9 de Junho, reuniu conselheiros, técnicos e gestores de comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil e foi encerrado no final da manhã desta quinta-feira, 9.
Fonte: Assessoria de Imprensa Tribunal de Contas