Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na temporada de férias de julho, que inicia no próximo final de semana , o público poderá contar com o serviço dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros nas 26 principais praias do Estado. Serão realizadas atividades preventivas e de salvamento aquático, sempre aos sábados e domingos.

Cerca de 60 militares serão empregados por final de semana. Os profissionais passaram por um teste de aptidão física e um intensivo de dois dias para se preparar para a temporada. Mais de 200 bombeiros estão aptos para a atividade em todo o Estado.

Além da presença dos guarda-vidas nas praias, a postura de cada um é fundamental para evitar acidentes. O Corpo de Bombeiros recomenda que seja respeitada a sinalização que alerta sobre riscos. Nas praias com infraestrutura, o mais seguro é permanecer nas áreas delimitadas para o banho.

As crianças merecem atenção especial neste período e jamais devem ser deixadas sozinhas, mesmo que por pouco tempo. Quando estiverem na água, devem ter a supervisão constante de um adulto. Para evitar desidratação, queimaduras e insolação, é importante o uso de chapéu, óculos escuro e protetor solar, além da hidratação, por meio da ingestão de água, água de coco e sucos naturais.

Para as pessoas que não sabem nadar, a profundidade máxima é a linha do umbigo. Em caso de afogamento, o ideal é fazer o salvamento em dupla de bons nadadores ou jogando uma bóia ou corda até a vítima.

O uso de embarcações e jet skis têm regras específicas. Os pilotos devem respeitar as áreas apropriadas para o tráfego, com o objetivo de evitar acidentes. Como a responsabilidade maior é do piloto, ele deve ser habilitado, estar sóbrio e exigir que todos os ocupantes usem coletes salva-vidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Corpo de Bombeiros