Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dois projetos estão previstos para entrar na pauta de votação da sessão da Câmara de na tarde desta terça, 6, , que, se forem aprovados, poderão modificar a realidade econômica de grande maioria dos municípios brasileiros.

Em vista da importância, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem mobilizando os prefeitos de todo o país a fim pressionar os parlamentares a votar o projeto que regulamenta o financiamento da saúde conforme Emenda 29,  e o que garante a distribuição dos royalties do pré-sal para todos os Estados e municípios.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, informou que a entidade conta com o apoio dos dirigentes de todas as entidades estaduais e microrregionais para estarem em Brasília hoje, dia 6, e amanhã, dia 7. “A nossa vigília e atuação junto a todos os líderes partidários e demais deputados serão a garantia destas conquistas que construirão uma nova realidade para nossos municípios”, assinalou.

Para o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito Valtenis Lino da Silva (PMDB), a aprovação desses projetos libertará os municípios brasileiros da dependência econômica a que estão submetidos há várias décadas. “Caso venham ser aprovados, daremos mais dignidade ao nosso povo, muito embora outras conquistas precisem ser celebradas para pôr fim ao domínio da Federação sobre os municípios, principalmente os de pequeno porte”, esclareceu.

Ainda de acordo com a CNM, cerca de cinco mil prefeitos são aguardados hoje em Brasília. Já a ATM espera contar com a presença de 50 prefeitos em mais uma etapa de mobilização em prol do municipalismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ ATM