Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Biólogos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vão fazer blitze na TO 080, saída para Paraíso  do Tocantins, em frente ao CCZ, todas as sextas-feiras deste mês de julho, das 16:30 às 18 horas, para alertar viajantes quanto à importância da prevenção da malária.

De acordo com o secretário Samuel Bonilha, um estande, contendo folders e cartazes também começa a funcionar no terminal rodoviário da Capital, a partir de sexta-feira, para informar aos viajantes sobre os cuidados que devem ser tomados. aos visitar locais como praias de outros municípios do Tocantins e do Pará.

“Desde o ano de 2005, não registramos nenhum caso de malária em Palmas, pois temos controle do vetor da doença, no entanto, existem os casos importados de outras localidades que são registrados sempre depois das temporadas de férias, quando os viajantes retornam para cá, trazendo consigo o protozoário incubado na corrente sanguínea”, explica Bonilha.

Educar é prevenir

De acordo com Ana Cristina Pereira Silva, bióloga do CCZ, a informação é o melhor meio para prevenir a doença. “Existem cuidados básicos, como o uso de repelentes, de roupas de pernas e mangas longas, de mosquiteiros em camas, bem como se evitar beira de rios no início da manhãs, fins de tarde e início da noite, horários em que o mosquito Anofeles está em maior concentração nos balneários e matas”, adverte.

A doença

A malária é uma doença infecciosa grave, causada por um protozoário que ataca a corrente sanguínea, destruindo os glóbulos vermelhos. A doença tem tratamento e cura, mas se não for tratada adequadamente, deixa a pessoa anêmica e pode ser fatal. A malária ainda não possui vacina. Os principais sintomas são dores de cabeça, dores pelo corpo, falta de apetite, suor, tremedeira e febre no mesmo horário do dia.

Transmissão

A malária é transmitida pela fêmea do mosquito prego Anopheles que pica pessoas doentes e infecta pessoas sadias ou, ainda, através de transfusão de sangue contaminado. O mosquito tem preferência para agir no início da manhã, entre as 5 e 7 horas, e no final da tarde, entre as 18 e 21 horas. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nestes períodos.

Cuidados

Evite entrar em matas, lagos, rios e ribeirões ao amanhecer e ao entardecer, pois o mosquito transmissor tende a se alimentar nesse horário;

Use roupas de cores claras, pois o mosquito é atraído por cores escuras;

Use repelente, reaplicando-o a cada intervalo de 4 horas;

Proteja-se com mosquiteiros ou lençóis quando for dormir;

Coloque telas nas portas e janelas da sua casa;

Elimine poças de água em sua residência ou próximo a ela;

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus