Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Philipe Bastos

Três minutos antes de encerrar o horário para protocolar o pedido de impugnação de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral nesta sexta-feira, 9, o suplente de deputado estadual e candidato a uma das vagas à Assembleia Legislativa nas eleições desse ano, Sargento Aragão (PP) protocolou um pedido contra o candidato da coligação Tocantins Levado a Sério, ex-governador Siqueira Campos (PSDB).

O motivo alegado no pedido, conforme teve acesso o Conexão Tocantins, são as contas de campanha do candidato em 2006 que foram rejeitadas pelo próprio TRE. No julgamento os juízes eleitorais votaram por 5 a 1 a favor da rejeição.

Depois que protocolou o pedido, Aragão em entrevista ao Conexão Tocantins, afirmou que vai aguardar que a corte se manifeste sobre o assunto. “Foi o próprio TRE que disse que as contas dele estão rejeitadas então ele é ficha suja e não pode ter direito ao certificado de quitação eleitoral”, disse.

Conforme a assessoria jurídica de Aragão, a rejeição de contas já foi transitada e julgada e não cabe mais recurso. Siqueira será notificado para apresentar suas alegações.

Os motivos alegados pelos juízes para rejeitarem as contas foi falta de documentação e declaração de patrimônio divergente. Nas provas anexadas ao pedido estavam ainda matérias de alguns sites e jornais do Estado.

Suspeição de Cordeiro

Outro pedido que o candidato apresentou foi de suspeição do juiz eleitoral Marcelo Cordeiro. “Ele foi coincidentemente sorteado ou escolhido para analisar os pedidos de impugnação das candidaturas da coligação Tocantins Levado a Sério”, afirmou.

Aragão alega a relação do juiz com a senadora e coordenadora da campanha do grupo, Kátia Abreu (DEM), e ainda a candidatura do filho dela, Irajá Silvestre que concorre a federal.

Aragão concorre na coligação Força do Povo encabeçada pelo governador Carlos Gaguim (PMDB).

(Matéria atualizada às 22h53 min)