Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - PSQT 2010 - foi lançado ontem, 08, nas unidades do Sesi - Serviço Social da Indústria, em Palmas, Araguaina e Gurupi. O lançamento marca a abertura das inscrições da 14ª edição do Prêmio no Tocantins, que podem ser feitas no site da instituição www.sesi.org.br até o dia 31 de agosto.

Em Gurupi, o lançamento contou com representantes das empresas industriais Autovia Veículos, BMZ Couros, Liquigás, Celtins, Correios, Meridional, Tocantins Indústria de Tintas, Cetel, Andrade Gutierrez, JM Prémoldados, Concremat – Valec, JBS, Colorin, Mapil, Teto, Cerâmica Tocantins, Cial Gurupi e Organização Jaime Câmara. O conselheiro do Sistema Fieto, Mário Pillar fez a abertura do evento e explicou que o PSQT ampliou sua área de atuação e de avaliação. “Ao aumentar a abrangência da avaliação, o Sesi desperta no empresariado a necessidade de voltar a atenção para a sustentabilidade do trabalho”, destacou Pillar.

A última edição aconteceu em 2008 e, desde então, o formato da premiação estava sendo rediscutido e reformulado para ampliar as áreas de avaliação que, a partir desta edição, serão observadas de acordo com o Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho. O novo modelo contempla ações nas áreas de gestão de pessoas, cultura organizacional, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável, inovação e desenvolvimento socioambiental.

O empresário Jaime Xavier, da Teto, que já participou várias vezes do Prêmio, ressaltou que é essencial não deixar o termo sustentabilidade se desgastar. “Respeitar o trabalho, o meio ambiente e as pessoas é responsabilidade de toda empresa”, observou.

Premiação

A premiação acontece até o dia 30 de outubro na fase estadual e 08 de novembro na fase nacional. Podem participar as empresas industriais contribuintes do Sistema Indústria e empresas industriais optantes pelo Simples, de qualquer porte e ramo de atividades, nas modalidades micro e pequena empresa (até 99 colaboradores), média ( 100 a 499 colaboradores) e grande empresa (a partir de 500 colaboradores).

As empresas classificadas em 1º e 2º lugar recebem o Troféu PSQT 2010 (1º lugar) e Placa de Menção Honrosa (2º lugar). Os primeiros colocados de cada Estado participam da fase nacional. Além disso, as empresas participantes que obtiverem média de classificação poderão participar da Expo/HSM, em São Paulo, evento que reúne as melhores práticas de todo o País. As práticas das empresas também são apresentadas como cases em seminários promovidos pelo Sesi e outros eventos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesi