Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Equipe de pesquisadores realiza teste na água do rio Tocantins Equipe de pesquisadores realiza teste na água do rio Tocantins

Pelo segundo ano consecutivo, o Consórcio Estreito Energia (Ceste), por meio de uma equipe de pesquisadores da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), está desenvolvendo um trabalho de monitoramento da balneabilidade nas praias que fazem parte da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. Com o objetivo de avaliar se a condição da água está propícia para o banho, o trabalho é dividido em seis campanhas, onde são feitas análises e coletas de amostras de água em seis pontos localizados nas praias de Babaçulândia, Filadélfia, Palmeirante, Tocantinópolis e Tupiratins, no Estado do Tocantins, além de Estreito, no Maranhão.

No último final de semana, a equipe coletou amostras referentes à segunda campanha do monitoramento realizada neste ano. A primeira campanha foi desenvolvida no final do mês de junho. Segundo o coordenador do trabalho e engenheiro químico e sanitarista, professor Ricardo Peixoto, os primeiros resultados são satisfatórios. “O resultado parcial que nós temos já aponta que as praias analisadas estão próprias para o banho”, disse.

O monitoramento da balneabilidade da água do Rio Tocantins analisa parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Por meio de uma sonda, a equipe obtém de imediato dados referentes à temperatura da água e do ar, bem como parâmetros de condutividade elétrica, salinidade, PH, oxigênio e turbidez, parâmetro esse que indica a qualidade estética da água.

Já as amostras de água coletadas nas praias são analisadas em laboratório, onde são observados os parâmetros microbiológicos que indicam a presença de bactérias do grupo de coliformes fecais. “As coletas são realizadas em pontos abaixo das praias que contém o maior fluxo de banhistas. Isso para constatar a presença ou não de coliformes fecais em locais de grande concentração de banhistas”, explica o professor Peixoto.

O Gerente de Meio Ambiente do Ceste, Sérgio Larizzati, ressalta que o trabalho é feito com base nas normas estabelecidas em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Seguimos todos os padrões determinados em lei, onde dessa forma obtemos um resultado confiável”, esclarece.

A Gerente de Projetos Econômicos do Consórcio, Cassandra Gelsomino Molisani, informa ainda que esta ação é mais uma iniciativa do Ceste para analisar as condições de banho nas praias da região. “Essa é mais uma ação de responsabilidade social do Consórcio para disponibilizar informações sobre a qualidade da água das praias, de forma que a sociedade tenha dados que antes não estavam disponíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito