Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador e candidato à reeleição pela Coligação Força do Povo, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), defendeu neste sábado, 17,  um trabalho intenso para alavancar o setor. habitacional no Estado “É muito triste ainda ver no Estado famílias sem um teto para morar; em poucos meses de governo já entregamos milhares de moradias no Estado, e o mais importante é que a minha meta é construir 8 mil casas populares por ano, isso vai dar 32 mil moradias nos próximos 4 anos. E vamos cumprir esse compromisso porque o povo precisa ter uma vida digna”, disse Gaguim.

Para concretização dessa meta, Gaguim cita as parcerias com o Governo Federal – via Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal-, Prefeituras, Movimentos Sociais ligados ao setor, a exemplo do MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia, comércio, entre outras entidades.

De acordo com o coordenador nacional no Tocantins do MNLM, vereador Bismarque do Movimento (PT), a entidade vai trabalhar em parceria com o governador Gaguim para reduzir o déficit habitacional no Estado. “Se a cada 4 anos forem construídas 30 mil moradias, nos próximos anos vamos acabar com o déficit de habitação no Estado”, disse o vereador.

Bismarque adianta a necessidade da criação do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, com o apoio do poder público, técnicos da área, CAIXA; do Plano Estadual de Regularização Fundiária, para legalizar os lotes facilitando assim o repasse de recursos por parte do Governo Federal; e ainda a criação do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social, para que haja recursos permanentes para habitação popular no Tocantins. Isso seguiria a tendência do Governo Federal, que propõe a destinação de 2% de tudo do que se arrecada no País para o Fundo Habitacional (para Estados e Municípios o índice seria de 1%)

Apoio governo

Bismarque adiantou que graças à parceria entre Ministério das Cidades, Governo do Estado e MNLM, já está garantido o repasse de R$ 260 mil para projetos de regularização fundiária nos municípios de Pedro Afonso, Araguaína, Palmeiras e Palmas. O MNLM conta com 20 mil famílias cadastradas e amplia sua atuação com outras entidades, associações e cooperativas.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa da Força do Povo