Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Como já se tornou tradição, milhares de romeiros e turistas devem visitar o município de Fortaleza do Tabocão de 6 a 15 de agosto, quando acontecem a 31ª Romaria do Senhor do Bonfim e a 4ª ExpoTabocão, eventos que aliam fé e cultura em um único local. A organização é da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, com apoio de várias empresas privadas. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil na infraestrutura do Santuário do Senhor do Bonfim e na contratação de atrações artísticas. O intuito é proporcionar diversão, conforto e segurança aos participantes. A expectativa é que um público de 80 mil pessoas visitem o município.

Estão previstas missas todos os dias, batizados, novenas, casamentos e o ponto alto da Romaria: a procissão que será realizada dia 15 de agosto. Os romeiros sairão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e vão percorrer cerca de 1,6 km até o Santuário do Senhor do Bonfim, onde uma grande missa será realizada.

Já a programação cultural promete ser uma das melhores dos últimos anos. Reginaldo Rossi, Léo Magalhães, Eliane Camargo, Só Modão, Zezo Cover entre outras atrações nacionais, além de artistas regionais, vão animar o público. Outros destaques são a Cavalgada do Senhor do Bonfim, dia 8 de agosto, considerada uma das maiores da região Norte do Brasil, a escolha da Miss ExpoTabocão 2010 e o rodeio em touros e cavalos com distribuição de vários prêmios.

Serão instalados 30 bares e lanchonetes, além de um restaurante, onde o público poderá conferir o melhor da culinária regional. Trinta vendedores ambulantes também irão ofertar diversos produtos e serviços durante as duas festas.

Devoção

A história dos Festejos do Senhor do Bonfim em Fortaleza do Tabocão começou com a devoção de Valdemar Alexandrino, antigo morador que após receber uma graça do santo, construiu uma capela no alto do morro próximo a cidade de fácil acesso à população para que todos os devotos da comunidade pudessem fazer suas orações e pagar suas promessas.

No ano de 2005, a nova administração municipal realizou uma ampla reforma na capela, dotando o espaço de uma infraestrutura visando o respeito ao romeiro e conforto aos visitantes. Ainda foi construído um grande galpão, que em homenagem ao devoto recebeu o nome de Valdemar Alexandrino.

Fonte: Assessoria de Imprensa

“A população tabocoense é conhecida por prestigiar a cultura e, principalmente, pela religiosidade”, afirma o prefeito da cidade, João Tabocão (PMDB), acrescentando que Romaria do Senhor do Bonfim e a ExpoTabocão são uma grande manifestação de fé dos romeiros e impulsionam a economia do município, pois são gerados vários empregos temporários.

Localização

Fortaleza do Tabocão está localizado às margens da BR-153, na região Centro-Norte do Tocantins. Com cerca de 3 mil habitantes, a economia do município gira em torno da agricultura, pecuária, agricultura familiar, pecuária leiteira, serviço público. Conta com um grande gerador de trabalho o Posto Tabocão.