Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Estado do Tocantins- SIMAM/TO reuniu empresários na tarde da última terça-feira, 20, para a exposição e continuação de seu Programa de Capacitação Gerencial da Indústria da Madeira e Mobiliário do Estado do Tocantins, formulado em 2008, o qual inclui projetos para o desenvolvimento do setor moveleiro no Estado.

Este projeto foi idealizado por meio de um programa maior, o Mercoeste, realizado em 2006, o qual mostrou o quanto o setor da madeira e mobiliário estava defasado, ocupando, na época, a 9º posição no total de 12 em relação a seu nível de competitividade no Estado.

Para sanar estas dificuldades, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto, por meio do Simam/TO formulou este programa de capacitação gerencial junto aos empresários e suas reais necessidades, com o objetivo de ampliar a competitividade e consequentemente expandir as vendas para outros estados, além de melhorar e ampliar o relacionamento com os fornecedores e estimular as atitudes positivas em relação ao meio ambiente.

Para José Vasque, presidente do Simam/TO a chave é o planejamento estratégico. “Quando falamos nisso o empresário acha que é difícil, mas é necessário essa organização interna, e para isso o sindicato já possui o projeto de capacitação e consultoria para a implementação de um planejamento estratégico correto e eficaz. Precisamos partir deste princípio”, afirmou.

Em contrapartida, alguns dos empresários presentes exigiram ações como a criação de uma ferramenta informatizada para o auxílio do gerenciamento financeiro de suas empresas, e para isso um novo encontro será realizado, desta vez com a participação de um profissional de tecnologia da informação, o qual irá ouvir as necessidades de cada empresa para a produção deste software.

A reunião também teve como pauta a participação da caravana tocantinense, liderada por José Vasque, em duas importantes feiras do setor moveleiro, a ForMóbile e a Abimad Inverno, que acontecerão na próxima semana em São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto