Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Philipe Bastos

O presidenciável José Serra (PSDB) em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 27, falou que a prioridade para o Tocantins é a saúde. “Precisamos ter médico e eu vou resolver isso”, disse.

As medidas para cumprir essa proposta, segundo o tucano, serão feitas através de acordo com entidades médicas e mudanças no sistema de residência.

Outra ação que o candidato pretende é intensificar o atendimento no Programa de Saúde da Família, nesse sentido anunciou um dos programas que pretende lançar no Estado caso seja eleito: o Mãe do Tocantins. “ Assim que a mulher ficar grávida ela terá médico e seis exames de pré-natal”, explicou sobre a atuação do programa.

Serra, que teve que interromper as visitas nas lojas para atender a imprensa,  terminou a entrevista antes de responder todas as perguntas dos jornalistas e sobre o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) apenas disse que ele é o criador do Tocantins.

Em torno do candidato a caminhada foi marcada por um tumulto entre jornalistas e militantes.

Norte-Sul

Outro ponto abordado pelo presidenciável é a intenção de concluir a Ferrovia Norte-Sul, nesse sentido ele criticou o atual governo por não ter terminado ainda as obras.

Serra disse que pretende “abrir caminhos para ramais que vão de leste a oeste “ na ferrovia.

O tucano criticou ainda a intenção do governo Lula em construir um trem-bala que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. “Não tem demanda nem transporte de carga”, frisou completando que seria melhor construir 300 km de metrô ao invés do trem bala.

Visita

Para o candidato a acolhida dos militantes impressionou. “ Fiquei impressionado e agradecido”, frisou. “O calor das pessoas é o único que refresca”, disse.

Dentre os vários questionamentos o presidenciável falou ainda da importância da aprovação do projeto Ficha Limpa e disse que a iniciativa é o “remédio mais eficaz” contra a corrupção.

Sem citar nomes, Serra alfinetou a indicação de cargos no governo e disse que não irá usar essa prática de participação de partidos e deputados na composição do governo. Para o tucano, essa prática é usada “para outras finalidades pouco mencionadas”.

“No meu governo não nomeei nem diretor, nem secretário seja por partido ou por deputado. Precisamos acabar com o loteamento no Brasil”, disse.

Serra entrou em algumas lojas na Avenida Jk acompanhado de Siqueira e aliados e sem o apoio dos dois senadores da chapa, Vicentinho Alves e João Ribeiro, ambos do PR.

Palanque diversificado

Siqueira, ao sair da coletiva, foi indagado sobre a ausência dos candidatos a senadores da chapa e em rápidas palavras afirmou que respeita os apoios nacionais diferenciados mas reafirmou que seu palanque é para Serra.