Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A comunidade do setor Santa Bárbara, na região sul de Palmas, será contemplada com a peça teatral “Voto Vendido, consciência perdida”, que será realizada nesta quinta-feira, 29, às 18h30, na Escola de Tempo Integral do setor.

O grupo teatral nasceu em 2006 e o elenco é composto de quatro servidores do quadro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), os quais retratam de forma bem-humorada o cotidiano de um prefeito e sua equipe de corruptos, que, de repente, têm de enfrentar uma população consciente de seu papel e determinada a dar um basta na prática de compra de votos no município de “Atrasópolis-BR”.

De acordo com o diretor da peça, Dourival Alves dos Reis, o grupo faz uma abordagem de como votar, com uma mensagem de conscientização de compra e venda de voto. “Agora vamos inovar com informações da Lei 135/2010, que trata da Lei da Ficha Limpa. Utilizamos uma linguagem de fácil compreensão para que as pessoas façam escolha de bons candidatos”. disse.

O evento faz parte do projeto de conscientização para as Eleições 2010 da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE) e contemplará ainda a população de Colinas, no dia 14 de agosto, Gurupi, 20 de agosto e Dianópolis, no dia 27 de agosto. No dia 23 último a peça foi apresentada em Araguaína.

No Projeto o Desembargador Liberato Póvoa, diretor da EJE, ministrará a palestra: ‘Voto não tem preço, tem conseqüência”, onde os interessados poderão esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, direitos e deveres do cidadão.

A participação no evento é gratuita e está aberta a juizes, promotores, advogados, servidores públicos, estudantes, órgãos partidários e imprensa.

Simulador de votação

 Como mais uma iniciativa para incentivar a participação dos eleitores brasileiros nas eleições gerais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu portal na internet um simulador de votação. O objetivo é mostrar ao eleitorado como é simples votar na urna eletrônica que será utilizada no pleito.

No endereço www.tse.jus.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html, o eleitor tem acesso às instruções sobre como votar na urna eletrônica, tanto no candidato, quanto no partido. A página ainda informa sobre a opção do voto em branco.

Depois de ler as instruções, o eleitor pode fazer a simulação de voto na eleição nacional e no Distrito Federal. Ele terá de escolher os seus candidatos para os cargos de deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente.

Justamente por ser um simulador, o sistema oferece ao usuário a opção de votar em candidatos de cinco legendas fictícias: o Partido das Formas Geométricas (PFG) - 91, o Partido das Frutas (PF) - 92, o Partido dos Animais (PA) - 93, o Partido dos Brinquedos (PB) - 94, e o Partido dos Esportes (PE) - 95.

O eleitor ainda pode fazer a simulação de voto em trânsito, isto é, fora do domicílio eleitoral no Brasil, e a simulação de voto no exterior.

Para mais informações sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro acesse o site www.tse.jus.br/urnaeletronica.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE