Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Coligação Força do Povo protocolou nesta sexta-feira, 30, no TRE – Tribunal Regional Eleitoral, pedido de Direito de Resposta, com pedido de liminar, contra o jornalista Luiz Armando Costa, responsável pelo Blog de mesmo nome, e que, segundo a Coligação, vem publicando “inverdades” envolvendo o nome do governador Carlos Gaguim, candidato à reeleição.

Segundo a Ação, Luiz Armando “não possui isenção necessária para emitir opiniões, menos ainda para postar matérias de cunho eminentemente eleitoral”. A afirmação, segundo consta no pedido da Coligação, está embasada no fato de o jornalista ocupar cargo comissionado no Senado Federal, como secretário parlamentar, e lotado no gabinete da senadora Kátia Abreu (DEM), que é coordenadora geral da campanha do candidato Siqueira Campos, de oposição a Carlos Gaguim.

A coligação apresenta ao TRE matéria publicada pelo Blog sobre convênio firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, em dezembro último. O conteúdo da matéria, de acordo com o jurídico da coligação, possui conotação de propaganda eleitoral negativa contra o governador, uma vez que ele é citado na reportagem como candidato à reeleição. E mais: em nenhum momento há na matéria do jornalista qualquer menção de que o candidato Carlos Gaguim tenha sido procurado para se posicionar sobre o assunto, demonstrando, assim, a parcialidade na informação, com prejuízos para o candidato.

Outro dado curioso citado na Ação é que a primeira matéria publicada no Blog do jornalista possui data de 1º de julho deste ano, o que para a coligação “leva à fácil conclusão” de que a criação do Blog tem o único fim de atender interesses políticos do grupo coordenado por Kátia Abreu durante o processo eleitoral. Do pedido de liminar, a coligação pede que seja retirada imediatamente a matéria do ar.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Força do Povo