Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Duas cidades do Estado recebem o workshop 1º Workshop da Abacaxicultura do Tocantins. Em Miranorte acontece nesta quinta-feira, 5, no auditório da Prefeitura Municipal; já em Barrolândia, acontece no dia nesta sexta-feira, 6, no Plenário da Câmara Municipal.

O evento contará com duas palestras: “Programa mais qualidade”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, José Simaro, focada nas oportunidades de negócios; e a palestra “Manejo da Fusariose”, ministrada pelo engenheiro agrônomo, Ângelo N. Yofhimura, que visa apresentar os principais cuidados com a fusariose (doença do abacaxi).

Esta doença é considerada a mais grave do abacaxizeiro no Brasil e está presente nas principais regiões produtoras de abacaxi, inclusive no Tocantins. O analista técnico do Sebrae/TO, Walter D’Aquino, conta que o “Projeto Abacaxi Pérola” do Sebrae já adota medidas de prevenção e controle da doença com 10 micro e pequenos produtores. “Eventos como esses, são de grande valia, pois reforçam os cuidados e incentiva a produção de mudas sadias”, completa.A gerente do Núcleo Regional Centro do Sebrae/TO, Márcia Rodrigues de Paula, relata que além da conscientização para produção dessas mudas, o workshop visa colocar o Tocantins no cenário nacional de comercialização de abacaxi. A gerente ainda comenta sobre a relevância desse encontro para os produtores. “A programação conta com a parceria da Bayer CropScience - uma empresa mundial especializada em inovação do segmento de ciências agrícolas, nas áreas de sementes, proteção de cultivos e biotecnologia vegetal”, finaliza Márcia.O evento é realizado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/TO, pela empresa Terra Fértil de Miracema e pela Bayer CropScience. Conta com o apoio da Prefeitura de Miranorte e Barrolândia e com o apoio das Câmaras Municipais de Miranorte e Barrolândia. E ainda está vinculado às atividades da Produção Integrada de Frutas – PIF, que possui o objetivo de substituir as práticas convencionais caras por um processo que possibilite a produção com custos mais baixos, com mais qualidade e menos depredação ambiental. A participação é gratuita e as inscrições serão realizadas no início do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae