De acordo com dados apresentados numa pesquisa elaborada pelo DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, referente ao SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, os consumidores continuam com dificuldade para cancelar serviços.
A pesquisa foi elaborada no período de 1º de janeiro de 2009 a 30 de junho de 2010 e mostra a crescente procura por cancelamento de serviços, que no 1º semestre de 2009, era de 29,33% foi para 34,21% no 1º semestre de 2010.
Tendo como referência os dados do primeiro semestre deste ano, lidera o ranking das ligações ao SAC, o setor de telefonia celular com 26,66% das demandas, em seguida vem o cartão de crédito, com 21,13%, a telefonia fixa ficou em 3º lugar com 20,29% e o banco comercial com 11.24%.
Com relação a problemas com cancelamento de serviços, o setor de cartão de crédito liderou o ranking com 46,2% das demandas, o plano de saúde obteve 38,1%, a TV por assinatura apresentou 38%, a telefonia fixa com 36,7% e a seguradora com 32,3%.
A pesquisa teve como fonte o Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e foi realizada tendo como referência os 23 estados brasileiros e o Distrito Federal.
O decreto que regulamenta o SAC é o de nº 6.523/2008 e desde então o DPDC e os Procons aplicaram cerca de R$ 54 milhões de multas pelo descumprimento das regras. A planilha com os dados e a relação dos fornecedores estão disponível no site do Ministério da Justiça www.portal.mj.gov.br, link Direito do Consumidor.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Procon