Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta terça-feira, 10, o lançamento do movimento conhecido como “Rosas Vermelhas”, promovido pela primeira-dama do Estado, Rose Amorim. Em entrevista concedida antes do início da solenidade a primeira-dama reafirmou a importância de se trazer as mulheres para o processo político eleitoral.

Compondo o palanque, além do governador e da primeira-dama, estiveram presentes demais membros da majoritária da Coligação Força do Povo e as esposas dos políticos aliados do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

De acordo com a primeira-dama, o principal objetivo do movimento feminino na campanha do governador e candidato à reeleição, Carlos Gaguim (PMDB), é incentivar as mulheres – políticas, esposas de políticos, ou não – a apresentarem seus projetos de ações voltados para elas. “Esta é uma forma de a mulher estar participando de políticas públicas voltadas para a mulher”, disse.

Ainda segundo Rose Amorim, ela pretende atuar ativamente do processo, levando os projetos das “Rosas Vermelhas” para as casas legislativas, estaduais e federal. “Vamos levar esses projetos à Brasília”, completou.

Participação da mulher

Já o governador Carlos Gaguim, que nesta noite foi mero coadjuvante da esposa, afirmou que em seu governo a participação da mulher é de “fundamental importância”. Gaguim lembrou ainda que a sua chapa majoritária é a única que possui participação feminina. “Temos uma vice-governadora”, completou em referência a Valderez Castelo Branco (PP).

Gaguim destacou que, caso eleito, pretende aumentar as políticas públicas voltadas para o público feminino. “Através da criação da secretaria da mulher, da clínica da mulher”, completou.

Em seu discurso, o governador afirmou que não poderia acompanhar o evento pois teria uma reunião de governo em São Paulo, passando por Goiânia, onde participa da largada da edição 2010 do Rally dos Sertões. Contudo, antes de se retirar, o governador destacou a importância da participação feminina na política na figura da de Dona Raimunda, quebradeira de coco.

Em tom bem-humorado, o governador destacou que pretende pedir votos vinte e quatro horas por dia. “Para não deixar aquele que quer demitir vocês ser eleito”, completou, alfinetando o candidato da oposição Siqueira Campos (PSDB).