Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A força tarefa formada para conter o incêndio na Serra do Carmo, onde se localiza o Parque Estadual do Lajeado, ganhou o reforço na manhã desta quinta-feira, 12, de brigadistas do programa Prevfogo, do Ibama.

Desde a última terça-feira (10), bombeiros e brigadistas da Guarda Metropolitana de Palmas trabalham exaustivamente na tentativa de eliminar as chamas e conter a propagação do fogo. Hoje, cerca de 100 profissionais estão combatendo os focos em áreas urbana e rural da Capital.Até o momento (11h), quatro ocorrências foram finalizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Nesta quarta-feira,11, foram mais de 20. No Loteamento Santa Fé II, o fogo destruiu totalmente uma casa de alvenaria na Chácara 72, de propriedade de Ermione Soares Nogueira, 40, além de parte da plantação e do galinheiro. Todos os animais sobreviveram.

Durante o final de semana, algumas ocorrências na região da Serra já haviam sido atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Alerta

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil reforça o alerta à população de Palmas para adotar medidas visando evitar problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas.

Nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, a temperatura máxima varia entre 34 e 37 graus e a umidade relativa do ar cai para menos de 20% no início da tarde, de acordo com informações do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins.

A Defesa Civil recomenda a interrupção das atividades ao ar livre no período ente 10 e 16 horas, tanto de trabalho quanto de lazer, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências e caminhadas.

A aglomeração de pessoas em locais fechados não é indicada e todos os ambientes internos devem ser umidificados, por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água (sempre colocados em locais altos). A umidificação também deve ocorrer nos locais de trabalho, salas de aula e hospitais. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas é benéfico às pessoas.

A baixa umidade relativa do ar é provocada por uma massa de ar quente e seco que está sobre a região central do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Corpo de Bombeiros