Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Pelo segundo dia consecutivo, os trabalhos de combate aos incêndios florestais se concentram nessa área, Taquaruçu Grande, na Serra do Carmo, cerca de 10km de Palmas. A ação é encabeçada pelos órgãos que integram força-tarefa, com quase 30 homens.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as encostas da Serra do Carmo são o grande desafio, por terem mais de 500 metros de altura em alguns pontos e serem muito íngremes, dificultando o acesso dos bombeiros e brigadistas aos focos de incêndios.

A estratégia da força-tarefa é permanecer na região de chácaras, ao pé da serra, e avançar conforme as chamas descem, e assim eliminar a ameaça de queima das propriedades.

Na tarde dessa quarta-feira, 1º de setembro, diversos focos foram extintos. “Os focos que não foi possível combater estão sendo monitorados e acompanhados com muita atenção”, assegurou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Outros parceiros que integram a Força-tarefa são: Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Estadual de Combate a Incêndios Florestais/Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), e Defesa Civil Municipal de Palmas.

 Diversos focos já foram extintos, segundo o Corpo de Bombeiros (Foto: Luiz Henrique Machado)

(Com informações do Corpo de Bombeiros)