Integrantes da força-tarefa criada para combater os incêndios florestais na Serra do Carmo, em Palmas/TO, voltaram a intensificar nesta quarta-feira, 1º de setembro, as ações na região de chácaras, cerca de 10 km da Capital. O fogo desceu as encostas nesta manhã, ameaçando queimar as propriedades nos arredores. Quinze homens já estão no local e outros devem se deslocar a partir do meio-dia.
As queimadas começaram pelo Morro da Tartaruga, sábado, 28, na parte de frente para o perímetro urbano, no período da tarde, e se intensificaram no domingo, 29, data em que se criou a força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Brigada de Combate a Incêndios Florestais/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e Defesa Civil Municipal de Palmas.
Desde o final de semana, dezenas de focos já foram combatidos, contudo, em algumas áreas de serra havia dificuldade e perigo para as equipes chegarem. Mesmo com as chuvas da madrugada de segunda-feira, o fogo continua na altura da região das chácaras.
Na manhã de terça-feira, após monitoramento, a equipe do Naturatins com oito integrantes observou a movimentação descendente das chamas, o que atraiu o deslocamento imediato de mais sete militares do Corpo de Bombeiros e Brigadistas Estaduais.
Outros brigadistas da Defesa Civil Municipal de Palmas vão se juntar ao grupo para reforçar o combate. A meta é extinguir o foco ainda nesta quarta-feira.
(Foto: Luiz Henrique Machado)