Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Fiscalização da Piracema em afluentes

Fiscalização da Piracema em afluentes Foto: Divulgação/Naturatins

Foto: Divulgação/Naturatins Fiscalização da Piracema em afluentes Fiscalização da Piracema em afluentes

Equipes de fiscalização Operação Piracema no Tocantins percorrem o rio Caiapó e afluentes na região do Cantão em ação integrada de repressão à prática de crime ambiental. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA-TO) e Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão informa nesta quarta-feira, 17, que mais uma equipe percorreu, no último fim de semana de 12 a 14 de março, as margens de córregos e rios nos municípios de Marianópolis, Araguacema e Monte Santo. Durante a ronda, as equipes também realizaram uma blitz ambiental que resultou na apreensão de uma espingarda calibre 32 e condução do portador à unidade da Polícia Civil.

“Estamos intensificando rondas ostensivas de fiscalização, principalmente nos fins de semanas, além da realização de sensibilização ambiental sobre o período de defeso, aos frequentadores das margens de rios. É importante lembrar que a prática de pesque e solte exige material apropriado e permanece a cota-zero para o transporte de pescado”, alerta Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins.

O Naturatins reitera que o período da Piracema no Tocantins continua vigente até o próximo dia 30 de março. Para consultar a publicação no Diário Oficial acesse Portaria Naturatins nº 46/2021, que prorroga o período da piracema fixado pela Portaria/Naturatins nº 124/2020.

Denúncia/Fiscalização

O Naturatins disponibiliza o canal de denúncia Linha Verde para que a população possa ajudar a coibir crimes ambientais, especialmente no que se refere à pesca ilegal. O registro pode ser feito de forma anônima e gratuita via internet, no site naturatins.to.gov.br,  por meio do Linha Verde , ou pelo telefone 0800 063 1155.

O Naturatins conta com a parceria do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiros de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas,  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nas operações de fiscalização integrada realizadas em todo o Estado.