Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar está convocando a sociedade para participar do combate aos incêndios em vegetação, que têm se alastrado por toda a capital tocantinense, deixando o ar carregado de fumaça e fuligem.

A primeira medida segundo o Corpo de Bombeiros é não colocar fogo em vegetação, folhas secas e entulhos. A outra contribuição fundamental para diminuir os focos de calor é denunciar os incendiários, por meio do telefone 190.

No município de Palmas, só o Corpo de Bombeiros já atendeu mais de 420 ocorrências desta natureza no ano de 2010 e o número não para de crescer. “A área urbana está sob controle, mas surgem novos focos a cada dia”, observa o major Geraldo da Conceição Primo, que coordena a força tarefa. O major acredita que o fogo é causado por ação humana e somente a mudança no costume de utilizar o fogo para “limpar” as áreas e a denúncia (mesmo anônima) poderão solucionar o problema.

Serra

Ontem, quinta-feira, 12, mais de 100 profissionais, entre bombeiros, brigadistas da Guarda Metropolitana de Palmas e do programa Prevfogo, do Ibama, atuaram no combate ao incêndio florestal que vem consumido a vegetação da Serra do Carmo desde o final de semana. A equipe recebeu o apoio de veículos da Cipama e do Naturatins.

O fogo atingiu áreas de chácaras, clubes e o Parque Estadual do Lajeado. O esforço conjunto, iniciado na última terça-feira, 10, tem conseguido resultados. De acordo com o major Primo, hoje o fogo foi controlado nas áreas mais próximas da cidade e nos locais onde já foi realizado o combate restam focos isolados pelas limitações impostas pela topografia, que impedem o acesso humano. Na área de preservação permanente e no topo da serra ainda existem focos fora de controle. Nesta sexta-feira, um efetivo maior será deslocado para a área do parque e algumas equipes permanecerão na área urbana.

Baixa Umidade

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil reforça o alerta à população de Palmas para adotar medidas visando evitar problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar e das altas temperaturas. Nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, a temperatura máxima varia entre 34 e 37 graus e a umidade relativa do ar cai para menos de 20% no início da tarde, de acordo com informações do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros