Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sábado, 14 de agosto de 2010, 4 horas e 30 minutos da manhã. Madrugada de frio em Guaraí. Nada que desanime o eletricista Darci Pinto de Sousa, 45 anos. Ele tem motivos de sobra para estar feliz e colocar o pé na estrada rumo ao Santuário do Senhor do Bonfim, em Fortaleza do Tabocão.

Há três anos sua filha começou a apresentar graves crises convulsivas. Além de procurar tratamento médico para a garota, se agarrou a fé no Senhor do Bonfim. Aos poucos a menina de três anos voltou a sorrir e vem se recuperando satisfatoriamente da doença.

Deste então, Darci Sousa percorre o trajeto de 24 km entre Guaraí e o Santuário do Senhor do Bonfim, momento de reflexão em que agradece a melhora na saúde de sua filha e renova sua fé. “Minha promessa não tem prazo para acabar, todos os anos quero fazer essa caminhada. A Romaria me fortalece para enfrentar os desafios da vida”, diz emocionado, o morador de Guarai, que mesmo com várias bolhas nos pés, demonstra ânimo ao ser ouvido a pouco menos de 5 km de chegar ao Santuário do Senhor do Bonfim.

Como o eletricista, todos os anos milhares de pessoas vão a Fortaleza do Tabocão agradecer ao Senhor do Bonfim pelas graças recebidas ou pedir proteção. A 31ª Romaria em louvor ao santo começou no último dia 6 de agosto e termina neste domingo, 15.

Às 15 horas, na Escola estadual Major Juvenal, acontece Encontro Vocacional com participantes de todas as paróquias que integram a Diocese de Miracema do Tocantins. Logo após as 17h, será realizada a procissão onde romeiros irão percorrer as ruas e avenidas de Fortaleza do Tabocão rumo ao Santuário do Senhor do Bonfim. Logo após, no palco principal do local, o bispo da diocese de Miracema do Tocantins, Dom Philip Dickmans, celebrará uma missa campal.

Devoção

A história dos Festejos do Senhor do Bonfim em Fortaleza do Tabocão começou com a devoção de Valdemar Alexandrino, antigo morador que após receber uma graça do santo, construiu uma capela no alto do morro próximo a cidade de fácil acesso à população para que todos os devotos da comunidade pudessem fazer suas orações e pagar suas promessas.

No ano de 2005, a nova administração municipal realizou uma ampla reforma na capela, dotando o espaço de uma infraestrutura visando o respeito ao romeiro e conforto aos visitantes. Ainda foi construído um grande galpão, que em homenagem ao devoto recebeu o nome de Valdemar Alexandrino.

Localização

Fortaleza do Tabocão está localizado às margens da BR-153, na região Centro Norte do Tocantins. Com cerca de 3 mil habitantes, a economia do município gira em torno da agricultura, pecuária, agricultura familiar, pecuária leiteira, serviço público. Conta com um grande gerador de trabalho o Posto Tabocão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Fortaleza do Tabocão