Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A terceira rodada Serpes de intenção de votos ao Governo do Estado confirma que o governador e candidato à reeleição pela coligação Força do Povo, Carlos Gaguim (PMDB), cresce na preferência do eleitorado.

Na estimulada, na primeira pesquisa realizada em junho (Serpes/Faet), Gaguim aparecia com 40,5%; na de julho (Serpes/FCDL), ele subiu para 42%; e na publicada neste domingo, 15 (Serpes/Jornal do Tocantins), avançou para 43,8%. Um crescimento de 3,3% na preferência do eleitorado.

Já para o candidato adversário Siqueira Campos (PSDB), da Coligação Tocantins Levado a Sério, as três rodadas Serpes – também na estimulada - mostram quedas sucessivas do tucano. Siqueira tinha 46,8% em junho; desceu para 45% em julho e agora caiu para 44,6%. Ou seja, caiu 2,2% nas intenções dos eleitores. Indecisos somam 9,5%, e 2,2% pensam em anular o voto.

Gaguim cresce na Espontânea

Analisando a evolução das três rodadas Serpes, na modalidade espontânea Gaguim também cresce na preferência. Em junho ele tinha 27,7%; em julho foi para 33,3% e na deste domingo, sobe para 36,4%. Um crescimento de 8,7%, acima do de Siqueira, que foi de 7,4%. Indecisos são 25,1% e anularia o voto 1,5%.

Siqueira é o mais rejeitado

A pesquisa Serpes deste domingo mostra que o candidato Siqueira Campos é o mais rejeitado, com 21%. Carlos Gaguim tem 18,3%. A rejeição a Siqueira também pode ser observada em outros institutos de pesquisa que já levantaram a preferência do eleitor no Tocantins, a exemplo do Ibope (realizada em julho), quando o tucano liderou a rejeição, com 38%.

A pesquisa

A primeira rodada Serpes/Jornal do Tocantins foi realizada de 7 a 13 de agosto em sete regiões do Estado e ouviu 1.001 pessoas para levantar a preferência para os cargos de Presidente, Governador e Senador.

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº 22.772/2010 e no TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins com o nº 11.815/2010. Tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,1%, para mais ou para menos.