Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Teve início ontem, 16, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, em Gurupi, 4 novas turmas nos cursos de Informática Básica, Eletricista de Instalação Residencial e Comercial, Armador de Ferros e Carpinteiro de Formas para Concreto. São 67 alunos em busca de conhecimentos específicos para a conquista e a manutenção de uma vaga no mercado de trabalho.

Com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o mercado de trabalho brasileiro está mostrando que quanto maior a qualificação e a escolaridade do trabalhador, mais chances ele tem de conseguir um emprego e ser melhor remunerado. Os dados mostram que o Brasil contabilizou 41,2 milhões de empregos formais em 2009, um aumento de 1,766 milhão em relação ao ano anterior.

De acordo com Beatriz Susana, consultora de mercado do SENAI Gurupi, há uma grande demanda para cursos na área da construção civil e o SENAI está atento em preparar esses profissionais, beneficiando tanto a indústria como a comunidade em geral com mão de obra qualificada. “O SENAI desenvolve os cursos de capacitação alinhados à demanda de mercado”, ressalta Beatriz.

São oferecidos cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Telecomunicação, Segurança no Trabalho, Refrigeração e Climatização, Têxtil e Vestuário, Gestão, Construção Civil, Automotiva e Alimentos e Bebidas. Para esse segundo semestre, só em Gurupi, estão previstos 36 diferentes cursos de várias áreas tecnológicas de atuação no mercado de trabalho.

O SENAI se tornou a primeira instituição de Educação Profissional do Estado com a certificação pela NBR ISO 9001/2008, o que confirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento do setor industrial do Estado e com a busca permanente de padrões cada vez mais elevados de desempenho e qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesi