Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dando continuidade à mobilização dos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino de Palmas, o Sintet realiza nesta quinta-feira, 19, uma assembleia regional com a categoria na região norte de Palmas. A assembleia começa a partir das 18 horas na Praça da Arno 31. Outras mobilizações já ocorreram durante esta semana na Capital e a próxima será nesta sexta-feira na Avenida Palmas Brasil.

Os educadores da rede municipal estão em Estado de Greve, que foi anunciado ainda no mês de maio. A categoria quer um reajuste salarial de 32%, índice viável apontado após estudo técnico elaborado pelo Dieese, que assessora o Sintet. Os professores também denunciam pressão psicológica sofrida nas escolas (especialmente relacionada à gratificação), interferências políticas e carga horária excessiva, além de outros temas.

A categoria também estudou a minuta de reforma do Plano de Cargos, Carreira e Salários - PCCS, cujas propostas serão enviadas à Secretaria Municipal de Educação por meio dos representantes do sindicato na comissão de avaliação e reforma do PCCS.

Os educadores ainda não deliberaram pela paralisação, mas estão em estado de greve e essas reuniões regionais servem para mobilizar a categoria para a assembleia geral que acontecerá dia 4 de setembro, às 8 horas, em frente do Sintet. Nesse encontro geral que definirá se os trabalhadores irão ou não entrar em greve.

Próximas assembleias

19/08 - Região Norte: Praça da ARNO 31;

20/08 - Região Central: Avenida Palmas Brasil (ao lado do Palmas Virtual).

Fonte: Assessoria de imprensa Sintet