Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Polícia Militar do Tocantins realizará nesta segunda-feira (23), a aula inaugural da turma do CFO - Curso de Formação de Oficiais. A nova turma que acaba de ingressar na Corporação é composta por 43 cadetes, sendo 38 homens e 5 mulheres. Esta será a 5ª turma do CFO formada pela Polícia Militar no Tocantins desde a criação do curso, em 2003.

O evento será presidido pelo comandante geral – coronel Benvindo Souza Sobrinho. Também estarão presentes o chefe do Estado Maior – coronel Gilberto Nogueira da Costa, o diretor de Ensino e Pesquisa da PM – coronel Glauber de Oliveira Santos, o comandante da academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT) – tenente coronel José Ribamar de Amoerrim Peira, o reitor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) – professor André Luiz de Matos Gonçalves, além de outras autoridades militares e civis.

Após a abertura do evento, feita pela Banda de Música da PM, os cadetes da turma serão apresentados ao comandante geral, pelo coordenador do Curso – capitão Presley Cruz Nunes. Em seguida haverá uma palestra com o tema ‘Liderança militar’, ministrada pelo reitor da Unitins - professor André Luiz de Matos Gonçalves.

Os futuros oficiais freqüentarão a Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT) em Palmas durante três anos, como cadetes do 1º ano, 2º ano e 3º ano, quando serão promovidos aspirantes e diplomados bacharéis em segurança pública. Após um ano de atuação no serviço operacional nas Unidades da PM os militares iniciam sua carreira no oficialato com o posto de 1º tenente.

Concurso

Os novos militares foram selecionados no último concurso público para o CFO/2009, tendo realizado sua primeira etapa - prova intelectual (objetiva e discursiva) em 29 de novembro do ano passado, de acordo com o edital de abertura publicado no Diário Oficial nº 2.839 em 19 de fevereiro de 2009. Das 40 vagas disponibilizadas para oficiais da PMTO, 36 são para homens e quatro para mulheres.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ PM