Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seleção de Mato Grosso do Sul venceu o Tocantins por 3 x 0, na final do Brasileiro de 2010. A partida realizada no sábado dia 23, em Campo Grande, servia para definir primeiro e segundo lugar da competição, já que as duas seleções garantiram na penúltima rodada dos jogos seus lugares na primeira divisão de 2011. A equipe da casa apresentou um grande volume de jogo e contou ainda com a torcida que lotou as arquibancadas do ginásio do Círculo Militar de Campo Grande.

Com parciais de 25/14, 25/14 e 25/17 elas venceram com certa facilidade, se aproveitando dos constantes erros de saque e passe das tocantinenses. Mesmo assim o Tocantins levou além da Prata e a 1 divisão de 2011, os troféus de destaque de melhor atacante para Domingas Araujo e melhor saque do brasileiro para Fernanda Oliveira. As duas que compõem também a seleção infanto, seguem ainda mais incentivadas para Pernambuco, onde a briga dessa vez será pela permanência do Tocantins na primeira divisão da categoria.

O presidente da FTV, Ricardo Abalém, avaliou como positiva a participação da Seleção “As meninas fizeram mais que o dever de casa. Apesar das dificuldades naturais por ser um grupo novo e ainda não contar com duas jogadoras que não puderam participar da competição, as nossas meninas mostraram garra e conseguiram atingir o ponto mais importante, elevar o Tocantins a elite do voleibol brasileiro no próximo ano. Agora é preciso dar inicio o mais rápido possível aos trabalhos de preparação para 2011”.

Abalém ressaltou ainda que a base das seleções infanto e juvenil está na equipe do Colégio Dom Bosco, trabalhando com o técnico Zico, mas que outras equipes também estão revelando atletas para as seleções. Integraram a seleção vice campeã de 2010 duas atletas de Porto Nacional (Luane e Ana Paula). Domingas está jogando na cidade de Estrela-RS e pelas regras da CBV só podem jogar brasileiros nas categorias de base pelo Estado de origem.

A Federação anunciou que pretende reunir os técnicos das atletas que disputaram esse ano e podem integrar o grupo de 2011. O objetivo é padronizar um sistema de treinamento que possibilite as atletas, nas suas cidades ou equipes, atingirem um rendimento com vistas a competição nacional no próximo ano.

“O objetivo é montar o melhor grupo possível, pois sabemos que a primeira divisão, no juvenil, tem um nível técnico muito elevado. Temos a possibilidade de contar novamente com a Domingas e também a Nayara, que está servindo a Seleção Brasileira”, disse o presidente. A FTV realizará ainda em 2010 a Liga Estudantil de Voleibol, onde novos talentos podem ser revelados para as seleções.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ FTV