Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A cerimônia de abertura do 1° Campeonato Projovem Adolescente, aconteceu nesta segunda-feira, 23 de agosto, no Centro Olímpico em Porto Nacional.

O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Lillian Martins, do secretário de Esportes, Sargento Diógenes, autoridades do município, professores, alunos de diversas escolas do município e um bom público.

Na abertura da cerimônia às equipes entraram em quadra perfiladas sob a música Carruagem de Fogo, tocada pela Banda de Música Mestre Adelino. Em seguida o Hino Nacional e o de Porto Nacional foram cantados por todos os presentes.

Um grupo de alunas do Colégio Alcides, de Porto Nacional, deu brilho especial com a apresentação de Carimbó. As quatro jovens fizeram uma coreografia simples com requintes do folclore nortense, recheada de simpatia e muita dança.

O secretário municipal de Esportes, Sargento Diógenes, em seu discurso, ressaltou a iniciativa e disse que o esporte é um dos principais instrumentos de inclusão social e prevenção contra as drogas. “Se nós aliarmos o esporte e a educação nós teremos uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais fraterna”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Lílian Martins, destacou a importância de trabalhos que incentivam o jovem de todas as classes sociais a praticar o esporte. “Estamos vendo aqui jovens de escolas municipais, estaduais, particulares e de programas sociais como Peti e Projovem, uma demonstração de que somos todos iguais”. Lilliam disse, ainda, que o objetivo principal é tirar o jovem da ociosidade, e trazê-lo para a prática do bem, e o esporte faz parte desse contexto.

Para o coordenador dos Jogos, Rafael Bezerra a ideia do CRAS é cada dia mais trazer o jovem para a prática esportiva porque o esporte é uma maneira de impedi-lo a buscar a droga para preencher seu tempo e a competição é um desses elementos. “Espero que o campeonato seja equilibrado, com bastante alegria e que o melhor vença”, destacou.

O 1° Campeonato Projovem Adolescente vai ser disputado nas modalidades Futsal Sub 17 Masculino, Futsal Sub 15 Masculino, Futsal Feminino, Voleibol Sub 17 Masculino, Voleibol Sub 17 Feminino, Voleibol Sub 15 Feminino e Tênis de Mesa.

Participam do certame equipes dos colégios: Raimundo Gabriel, Projovem Luzimangues, Felix Camoa, Sagrado Coração de Jesus, Projovem de Porto Nacional, Bom de Bola, CEM Florêncio Aires, Carmênia Matos Maia, Amigas da Bola, SESC Ler, Dom Pedro II, Alcides, Dom Domingos e PETI.

A competição terá cerca de 200 atletas em busca do titulo em suas categorias. Os jogos iniciaram nesta terça-feira (24/ago) as 08h no Centro Olímpico de Porto Nacional e se encerarão no dia 27 (sexta-feira).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Porto Nacional