Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Definir políticas públicas de apoio à Associação das Quebradeiras de Coco do Bico do Papagaio e de preservação do babaçu, que vão contribuir com a melhoria de vida na região. Esse é um dos compromissos feitos pelo candidato ao Senado, Paulo Mourão (PT), da coligação Força do Povo, durante encontro, na manhã deste sábado, dia 04, com as quebradeiras de coco do Bico do Papagaio que declararam apoio ao candidato por acreditar que Mourão está preparado para defender a classe, junto o Senado Federal.

O encontro ocorreu no Assentamento Pontal, município de São Miguel, Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins. Paulo Mourão foi recebido com alegria e entusiasmo pela líder da associação Dona Raimunda Gomes da Silva e suas companheiras.

Dona Raimunda que ficou conhecida por lutar pela valorização das quebradeiras de coco, desde os anos 80, destacou a importância de ter presente no assentamento um político que se preocupa em ouvir e se interessa em lutar pelas causas das quebradeiras.

“Escolhemos Paulo Mourão para ser nosso representante, primeiro porque é do PT, é escolhido pelo nosso querido presidente Lula e vai buscar junto com o governador Gaguim projetos para a melhoria da nossa qualidade de vida. Deus abençoe que Paulo Mourão seja eleito para ajudar o nosso povo”, declarou a líder. “Precisamos da construção de casa própria para as nossas quebradeiras, melhorias das nossas estradas vicinais nos assentamentos para transportar a produção do nosso povo, melhoria dos postos de saúde, escolas para os nossos filhos, cursos de capacitações para as nossas mulheres buscarem outras formas de sobrevivência e o crédito fundiário para a compra da própria terra,” declarou.

Dona Raimunda também demonstrou sua preocupação com a preservação do babaçu, que é de onde elas tiram o próprio sustento. “Precisamos aprovar em Brasília a Lei do Babaçu, para preservar a nossa biodiversidade e assegurar o babaçu para não ser derrubado, garantindo a nossa sobrevivência. Essa é uma luta nossa de muitos anos” afirmou.

Paulo Mourão ouviu atentamente cada uma das reivindicações das quebradeiras, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas trabalhadoras.

Ele qualificou as trabalhadoras de mulheres determinadas e guerreiras que com todas as dificuldades acreditam em um sonho de uma vida melhor.

Disse que uma de suas principais ações junto ao Governador Gaguim é lutar pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário no Estado. “Junto com Gaguim, lutarei pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para trabalhar as políticas públicas relacionadas à terra; buscaremos recursos para a construção de casas própria para as famílias; educação com ensino melhor para as crianças e jovens desde o infantil ao superior; vamos melhorar a saúde, levando mais médicos do programa saúde da família para que estejam mais presente nos assentamentos; buscaremos políticas públicas de incentivo à agricultura familiar; e também projetos para criação de cursos de capacitação para a melhoria da qualidade de vida das quebradeiras e suas família”, ressaltou.

Paulo Mourão fez compromisso de discutir novas políticas de garantia de emprego e renda para a região. “Quero ser o representante do Conselho Nacional do Extrativismo para dar apoio aos pequenos agricultores. Precisamos discutir novas políticas de garantia de emprego e renda para esse povo que são exemplo de vida, que tem determinação e desejo de vencer diante de todas as dificuldades enfrentadas”, continuou.

“Estou aqui hoje com vocês porque me preocupo com as causas, os problemas e a lutas das famílias. Saio do assentamento Pontal consciente de que é possível resolver os problemas desse povo determinado, criando políticas públicas de desenvolvimento social. Se eleito senador, vocês terão um representante em Brasília que vai lutar junto com o senador Marcelo Miranda e o governador Carlos Gaguim e a presidente Dilma pelo direito de vocês”, destacou.

13ª Festa do Bico

Dando continuidade à passagem pelo Bico do Papagaio, Paulo Mourão participou, à tarde, em Sampaio, do 13ª Festa do Bico, uma confraternização que é realizada por funcionários dos Correios da região Norte do Estado.

Mourão foi recebido pelo gerente dos Correios de Araguaína, Paulo de Abreu, que representando o gerente geral dos Correios no Tocantins, Paulo Verneck, fez questão de dizer que Paulo Mourão é o candidato escolhido pelos funcionários para representar os direitos da classe junto ao Senado.

“Paulo Mourão é um dos políticos mais preparados para representar o Tocantins no Senado Federal. Escolhemos ele pela sua trajetória de vida como político que sempre foi trabalhador e determinado, porque acreditamos nas suas propostas”, destacou Paulo de Abreu.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Paulo Mourão