Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kleiber Arantes

Foto: Kleiber Arantes

O governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) assinou na tarde desta segunda-feira, 6, o pacto Estadual pela Infância e Adolescência se comprometendo a priorizar os direitos das crianças e adolescentes do Estado.O candidato ao Senado, Marcelo Miranda (PMDB) também assinou o documento junto com Paulo Mourão (PT) que chegou depois da cerimônia.

O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e ainda os candidatos ao Senado da coligação Tocantins Levado a Sério, João Ribeiro e Vicentinho Alves, ambos do PR, já assinaram o pacto no dia três deste mês, quando Gaguim não compareceu alegando incompatibilidade de agenda.

Gaguim falou em criar uma Fundação para cuidar da temática e ainda aumentar a destinação de recursos para o conselho Estadual das Crianças e Adolescentes. “Precisamos proteger nossas crianças, a base é a família”, afirmou. O pacto se refere a um conjunto de ações que deverão ser implantadas em parceria com o governo no período de 2011 a 2014.

O peemedebista alfinetou o adversário. “Ele disse que criou o conselho mas na sua gestão não destinou nenhum centavo”, afirmou o governador que disse à imprensa que vai pedir a todos os candidatos das proporcionais da coligação para que assinem também.

O Tocantins supera a média nacional e da região norte na mortalidade infantil, indagado sobre o assunto, Gaguim disse que o problema é que o Estado não teve planejamento. “ Não fizeram planejamento no passado”, disse lembrando que está à frente do governo a apenas 10 meses.

Um dos argumentos levantados pela oposição é ainda a falta de investimento no Fundo de combate às drogas. Nesse quesito, Gaguim afirmou que pretende destinar mais para essa área e ainda ajudar a construir a sede do conselho.

O combate às drogas é uma das principais propostas de Siqueira que sempre argumenta em suas reuniões e comícios que caso seja eleito vai erradicar o consumo de crack em Palmas e nos demais municípios.Segundo dados divulgados atualmente, cerca de 70 mil pessoas já usaram crack no Tocantins.

Vinda de Dilma

Na ocasião, questionado pelo Conexão Tocantins sobre a vinda da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff no Tocantins , Gaguim voltou a garantir que a petista acompanhada do presidente Lula virão ao Estado antes do pleito de outubro. No entanto, não mencionou data.