Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A procuradora geral eleitoral e vice-procuradora geral da República, Sandra Cureau, informou na tarde desta quarta, 15, à senadora Kátia Abreu (DEM), que vai pedir tropas federais para acompanhar as eleições no Tocantins.

Sandra Cureau é a procuradora da República que deu parecer favorável à cassação do registro de candidatura do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) ao Senado. A informação foi passada à senadora Kátia Abreu em audiência solicitada pela parlamentar que foi à procuradora solicitar o envio das tropas ao Estado.

O pedido teve como base matéria no Jornal Nacional que informava que o Tocantins era o Estado campeão em corrupção eleitoral e que, segundo Kátia, reforça e comprova a veracidade das denúncias públicas que tem feito na Polícia Federal.

A senadora Kátia Abreu fez pronunciamento nesta tarde na tribuna do Senado, quando solicitou à Mesa Diretora da Casa pedido para que força federal acompanhasse o pleito.

Kátia também esteve nesta tarde com a ministra Carmem Lucia, do Supremo Tribunal Federal, que é ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. À ministra, Kátia Abreu colocou a sua preocupação com o processo que tramita na corte que trata do registro de candidatura do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).

Para Kátia, o eleitor não pode votar em um candidato e eleger outro, o que poderá ocorrer se o processo demorar a ter solução. “Não estou pedindo cassação, quero apenas a solução. Se for decidido que ele pode se candidatar, que ele dispute. Mas caso contrário, tem que dar um tempo para se divulgar no Estado que ele não é candidato”, disse Kátia Abreu. “O eleitor não pode se enganado, ele precisa ter certeza de que está votando no candidato certo”.

Segundo a senadora, a ministra Carmem Lucia achou a sua preocupação razoável e se dispôs a verificar o caso com urgência. Para Kátia, o ministro Aldir Passarinho, que está com o processo, é de muita competência e correção. “Espero que ele tenha o parecer para que tenhamos uma eleição limpa, honesta e transparente”, disse Kátia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Katia Abreu