Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Alertar a população sobre problemas trazidos com o alto número de carros nas ruas, esse é o principal tópico abordado no Dia Mundial sem Carro que acontece na próxima quarta-feira, 22, em todo o mundo.

Este ano Palmas aderiu à campanha e promoverá através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), um passeio ciclístico às 19h, partindo do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho passando pela Praça dos Girassóis e finalizando no Parque Cesamar.

“Esta campanha é um alerta para não só diminuir a poluição do ar e sonora provocada pelos veículos, mas com a redução de carros nas ruas podemos diminuir também acidentes e humanizar nossos espaços urbanos”, ressalta a gerente de Educação Ambiental e Projetos da Sedumah, Sílvia Cecília Rodrigues.

A Sedumah convida a todos os cidadãos palmenses a aderir à campanha deixando seus carros na garagem e utilizar meios de transportes alternativos nesse dia.

“Quem não puder ir à pé para seu trabalho ou resolver seus problemas na rua, convidamos a utilizar bicicleta, ônibus coletivos ou até mesmo a carona solidária. O importante é diminuirmos o trânsito de carros neste dia”, frisou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação, Eduardo Manzano.

Dia Mundial sem Carro

A campanha de mobilização para alertar a população sobre os malefícios trazidos com o aumento de automóveis nas ruas, como congestionamentos, poluição e acidentes surgiu em 1997 na França e em 2001 chegou ao Brasil com a adesão de 11 cidades.

Em Palmas, a data será celebrada pela primeira vez com distribuição de material informativo e passeio ciclístico com o intuito de fortalecer o uso racional de carros no município.

Fonte:Ascop