Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

No Dia da Árvore, terça-feira, 21, uma iniciativa que não é nova e nem feita apenas uma vez por ano ganha destaque, os Viveiros municipais, que distribuem gratuitamente mudas de árvores frutíferas e nativas para a população, chacareiros e outros interessados.

Atualmente a Prefeitura dispõe de dois viveiros municipais, um mantido pela Diretoria de Meio Ambiente da Sedumah, que faz doações de mudas, e outro de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, para uso dos Jardins da Capital.

Segundo informações da Diretoria do Meio Ambiente, qualquer pessoa pode retirar uma muda no viveiro mantido pela Sedumah, bastando para isso pegar uma autorização na Diretoria, localizada na Avenida Teothônio Segurado, e retirar a muda no viveiro, que fica do outro lado da avenida, ao lado da pista do antigo aeroporto.

Além da doação de mudas a Sedumah também desenvolve Projetos que incentivam o reflorestamento e o plantio de árvore.

Números surpreendem

Pedro Barbosa Lima, coordenador do viveiro da Sedumah, explica que neste período de estiagem, há uma queda na procura pelas mudas, mas, mesmo assim o viveiro distribui cerca de 3 mil mudas por mês, no período de chuvas este número dobra, sendo distribuídas entre 6 e 7 mil mudas.

O viveiro dispõe de cerca de 40 tipos de mudas diferentes dentre frutíferas e não-frutíferas, nativas e de outras regiões. Lá são encontradas mudas de Oiti, Ingá, Mirindiba, Açaí, Bacaba, Buriti, Caju, Cajuí, Goiaba, Manga, Pitanga, Jabuticaba, Ipês (amarelo, branco, rosa), Jatobá, Angico, dentre outras.

“A população gosta muito de vir aqui e poder pegar a sua muda, se ele demonstra interesse, vem aqui pega a muda é sinal que ele vai cuidar. Estamos na entressafra das sementes, mas temos hoje umas 70 mil mudas no viveiro”, destacou Pedro Barbosa Lima. Além das mudas o viveiro ensina como plantar, que substrato usar e como cuidar das plantas. O viveiro da Sedumah é aberto de segunda a sexta-feira, das 07 às 13h.

Projetos incentivam o plantio de árvores

Além da distribuição das mudas no próprio viveiro, a Sedumah desenvolve projetos que trabalham a conscientização ambiental e incentivam o plantio de árvores.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Projetos, Sílvia Cecília, atualmente três projetos fixos que visam o plantio de árvores são desenvolvidos pela pasta, o Olho D’Água e o Palmas para o Verde que promovem o reflorestamento das matas ciliares do Brejo Comprido e do Sussuapara respectivamente, e o Eco-Cegonha, que distribui mudas para recém-nascidos do Hospital Dona Regina.

Há ainda a distribuição de mudas no Programa Prefeitura nos Bairros e nas atividades de educação ambiental da Sedumah. Silvia também explicou que o número de mudas fornecidas é de acordo com a necessidade das pessoas. Nas áreas urbanas são fornecidas até 15 mudas por pessoas, nas áreas rurais, nos locais que há necessidade de reflorestamento as mudas são fornecidas para a recuperação de toda a área, e nas demais o número é de 30 mudas. “Nós já chegamos a oferecer mudas até pra outros municípios”, ressaltou Sílvia Cecília.

Fonte: Secom