Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Defensoria Pública de Gurupi, imbuída da defesa dos direitos humanos, acompanha a investigação da morte do reeducando Ediogo Alves de Souza, ocorrida no último sábado,19, no Presídio Agrícola de Gurupi.

A Defensoria Pública em 20 de julho, após visitas e inspeções, protocolou junto à Vara de Execução Penal de Gurupi pedido de providência, alertando sobre o problema de superlotação do presídio e ausência de auxílio material aos reeducandos, bem como pedindo assistência médica e encaminhamento a estabelecimento específico de tratamento de saúde para os reclusos que cumprem medida de segurança.

Segundo o Defensor Público Neuton Jardim, a Defensoria Pública se mostrou a todo tempo vigilante sobre as condições do preso naquela Unidade, reiterando que o acompanhamento da investigação serve, também, para aferir se os problemas anteriormente detectados foram causa para homicídio.

O Defensor Público recebeu o pai da vítima na Defensoria Pública de Gurupi e já instaurou procedimento para apurar uma possível falha estatal e violação dos direitos humanos (eventual tortura da vítima).

As providências iniciais consistem em requisições de: cópias de procedimento administrativo instaurado pela Direção do Presídio Agrícola de Cariri para apuração da morte de Ediogo; Laudo de Exame de Corpo de Delito da vítima junto ao Instituto de Medicina Legal de Gurupi; cópia de Inquérito Policial instaurado para apuração do caso junto à Delegacia Especializada de investigação Criminal de Gurupi e Delegacia de Polícia de Cariri/TO.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Defensoria Pública