Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No terceiro bloco quem começou com a pergunta sobre infra-estrutura foi o ex-governador Siqueira Campos (PSDB). O tucano perguntou quais os projetos do adversário para a área.

O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) respondeu que pretende implantar plataformas multimoldais e ainda o Porto de Praia Norte. “Estamos alfandegando o nosso Praia Norte”, disse.

Gaguim disse ainda que está duplicando várias estradas e ainda a Belém-Brasília. Na réplica Siqueira disse que Gaguim pegou as propostas do plano de seu governo. “O homem é difícil, é de uma facilidade em acusar que fulano não fez nada e ele fez tudo que é um absurdo”, disse Siqueira.

Siqueira completou afirmando "andou pegando meu plano de governo para depois fazer uma média”, disse Siqueira. Na tréplica Gaguim negou o uso do plano de Siqueira e citou que pretende incluir muitas obras no Programa de Aceleração de Crescimento. “Ele tem muito tempo que não anda no meio do povo não está sabendo o que está acontecendo”, disse.

Meio Ambiente

Gaguim perguntou ao Siqueira sobre quais as suas políticas públicas de meio ambiente. Siqueira elogiou a pergunta e perguntou porque a área do Cantão foi reduzida e questionou ainda as providências para resolver os problemas do Jalapão. “Nesse clima que está aí mostra que o governo não teve uma ação preventiva”, afirmou.

Siqueira ironizou ainda o sistema de irrigação apresentado por Gaguim nos programas eleitorais. Gaguim usou a réplica para falar das propostas para o setor entre elas a construção de cacimbas e compra de máquinas para os produtores rurais.

O peemedebista acusou ainda Siqueira de não ter planejado a área de preservação do Cantão. Na tréplica Siqueira questionou sobre a Zona de Processamento de Araguaina. “Nós temos que ser sérios, nós deixamos o Estado planejado não deixamos nada planejado o jalapão quem cuidou fui eu”, afirmou.

Denúncias

Em seguida, Siqueira perguntou sobre a transparência no governo e pediu explicações sobre as denúncias contra Gaguim veiculadas em veiculos de impresa nacional. O peemedebista desafiou o candidato do PSDB a provar que ele usufruiu de pagamentos do lobista Maurício Manduca envolvido em investigação do Ministério Público de São Paulo.

Se dirigindo a Siqueira, Gaguim disse: "Eu fui ver a Fórmula Indy a convite da Band, seu filho está envolvido com o mesmo Manduca, tem um senador ai envolvido, disse Gaguim, afirmando que já denunciou ao Ministério Público. “Espero que seja a mesma manchete”, disse o governador, cobrando tratamento igualitário da imprensa na cobertura dos fatos.

Na resposta, Siqueira questionou as explicações de Gaguim. “Conte essa história direito rapaz”, frisou.“Sua senhora pelo que eu sei é uma senhora de bem mas você não é”, disse Siqueira.

Na tréplica, Gaguim disse que teve sua honra abalada e falou de questões pessoais do ex-governador inclusive do relacionamento com a ex-mulher. “Já trabalhei com vossa excelência, eu sei seus métodos”, frisou.

Gaguim acusou Siqueira de destruir pessoas e lembrou passagens envolvendo o atual prefeito de Palmas Raul Filho (PT), o ex-prefeito Odir Rocha e o ex-deputado estadual Juarez Giovanetti. “Eu trabalhei com vossa senhoria, sei como o senhor atacou a honra do prefeito Raul, do prefeito Odir, do deputado Juarez Giovanetti”, disse.

Em seguida Gaguim perguntou a Siqueira sobre saúde e pediu explicações sobre a vinda de médicos de outros países para o Estado e fechamento de hospitais. Siqueira negou a acusação do peemedebista e voltou às questões de família.

Na réplica, Gaguim falou da construção de hospitais em vários municípios e lembrou d a ajuda do governo federal para isso.

Na tréplica Siqueira disse que a “saúde do Estado está morrendo” e apontou falta de medicamentos. Sobre a vinda dos cubanos, o tucano disse que deu a oportunidade para todos os profissionais inclusive brasileiros também.

Direitos de resposta

Cada candidato teve um minuto de direito de resposta. Gaguim começou e falou sobre programas de governo para a juventude e ainda outros compromissos. O peemedebista falou ainda de agronegócio e de incentivar a industrialização.

Já Siqueira usou o tempo para pedir o voto dos telespectadores e falar ainda da construção de hospitais.O tucano disse ainda que não há orçamento para fazer as clínicas da mulher que Gaguim prometeu.