Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Aguardada pelo palmense há cerca de 120 dias as chuvas que começaram a cair terça-feira, 28, requerem cuidados aos condutores de veículos. Por isso a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade - ATTM, faz alguns alertas aos motoristas no sentido de evitar acidentes neste período.

Uma das principais recomendações é a observação nos pneus do carro. O diretor de Trânsito da ATTM, Manoel Messias orienta a troca destes em caso de desgaste. “Se os pneus estiverem desgastados é aconselhável fazer a troca de todos para que haja mais segurança durante o tráfego com a água no asfalto”, ressalta. O diretor explica que os pneus novos têm o sistema que permite maior aderência ao asfalto e melhor escoamento da água durante a movimentação na via com chuva, evitando a chamada “aquaplanagem”, que ocorre quando, ao passar sobre uma lâmina de água, os pneus perdem o contato com a pista, provocando a perda de controle do veículo. “Por isso é importante que os pneus estejam em boas condições”, afirma.

A ATTM aconselha ainda que os condutores analisem as condições da borracha do limpador do para brisa, que neste período tem papel fundamental na visão do motorista de dentro do carro. “Pedimos também que seja reparado o sistema de iluminação e que reduza a velocidade se estiver chovendo. Se o limite da via é de 70 quilômetros por hora, aplique a direção defensiva trafegando com atenção e mantendo a distância do outros veículos à frente”, completou Messias.

Outra dica da Agência aos motoristas é evitar a troca de marcha em lugares com acúmulo de água. A troca pode provocar o afogamento do carro dentro da poça e transtornos em geral, para o proprietário e demais condutores. Outra orientação é de Messias é direcionada aos objetos que são carregados pelo vento. “Se o motorista saiu de casa e não estava chovendo, cuidado ao retornar, pois nessa época é comum o vento levar objetos para as ruas e quem está atento ajuda a evitar acidentes”, concluiu Manoel Messias.

Fonte: Ascop