Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) capacita equipes do Programa Saúde da Família (PSF) com o objetivo de integrá-las à Rede Amamenta Brasil. Participam das oficinas de implantação da estratégia Amamenta Brasil, as Unidades de Saúde da Família (USF) 307 Norte, 403 Sul, 1004 Sul, Jardim Aureny II e Alto Bonito (Jd. Aureny IV), Morada do Sol e Nossa Vida. O treinamento inicia-se nesta sexta-feira, dia 08 de outubro, às 13h30, nas próprias unidades.

A Rede Amamenta Brasil integra redes de promoção ao aleitamento materno. O trabalho desenvolvido por esta rede tem como objetivo contribuir para o aumento dos índices de aleitamento materno no Brasil através de parcerias com as Unidades Básicas de Saúde de todo o País.

“Essas oficinas irão trabalhar a importância do acolhimento da lactante no serviço de saúde para ajudá-la a superar as dificuldades do início do processo de aleitamento”, explica Itamar Coelho da Mota, responsável técnica da Saúde da Criança.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Samuel Bonilha, a meta da Semus é fazer com que todos os profissionais das Unidades de Saúde participem das oficinas. “Nosso intuito é proporcionar um acolhimento eficaz, para que as mães sintam segurança e o apoio da equipe de saúde que acompanha todo o processo de desenvolvimento do seu bebê”, esclarece Samuel Bonilha, informando que já está prevista a adesão de mais 12 USF's da Capital, ainda neste mês, à Rede Amamenta Brasil.

Benefícios do aleitamento

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até os seis meses de vida. É fácil de ingerir e não sobrecarrega os rins ou o intestino do bebê;

Amamentar fortalece os laços entre mãe e bebê, pois ocorre a troca de carinho e amor;

A mulher que amamenta tem menos chances de desenvolver diabetes, câncer de mama e ovários;

Amamentar também protege a mãe da perda de grandes quantidades de sangue após o parto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus