Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Comando Geral da Policia Militar do Tocantins iniciou nesta quarta-feira, dia 13, uma série de homenagens que serão feitas até o final deste ano, aos diversos segmentos da Corporação que durante este comando vem desenvolvendo diversas ações positivas, contribuindo significativamente para a redução do índice de criminalidade.

As homenagens serão feitas durante as solenidades de formatura geral, realizadas todas as quartas-feiras, à partir das 8 horas da manhã, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas.

Segundo o chefe do Estado Maior, coronel Nogueira, as homenagens aos diversos segmentos da Corporação é uma forma de reconhecimento pelas ações positivas desenvolvidas durante este Comando. Neste primeiro dia a Unidade em destaque foi a ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, que na oportunidade foi contemplada uma caminhonete Ranger adquirida pelo Estado e quatro carabinas calibre 5.56, modelo 97 L, adquiridas através de convênio com a Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Em nome do comandante geral, coronel Benvindo Sousa Sobrinho, o chefe do Estado Maior, coronel Gilberto Nogueira da Costa fez a entrega da viatura e das armas ao comandante da CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais, tenente coronel Wagner Vieira da Cunha, que foi elogiado pelo desempenho de sua equipe no combate a criminalidade.

Durante o evento foi lido o histórico das ações desenvolvidas pela ROTAM desde a formatura de sua primeira turma, realizada em 9 de janeiro de 2009. A partir desta data o grupo de militares especializados passou a desenvolver diversas ações no combate ao crime na Capital e em diversas cidades do interior do Estado.

De acordo com balanço, a Rotam realizou só neste ano oitenta prisões em flagrante, várias ações preventivas de roubo à mão armada e diversas apreensões de drogas e armas, diversas operações de combate ao tráfico em várias cidades no interior do Tocantins e na Capital e diversas operações integradas com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança.

A ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas é um grupo especializado de policiamento, integrado à CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins, que atua em Palmas com 33 Policiais Militares, mediante o comando do Comandante da CIOE – Tenente Coronel Wagner Vieira da Cunha.

Dotada de policiais bem treinados e viaturas adaptadas para o tipo de patrulhamento, a ROTAM é um policiamento especializado de grande agilidade que atua diuturnamente, e tem por missão atuar preventiva e/ou repressivamente contra a chamada "criminalidade violenta", atuando nos serviços de operações de controle de distúrbios civis, ocupação, defesa e retomada de pontos sensíveis, repressão a rebeliões ou motins em presídios e retomada de locais de homizio de grupos criminosos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ PM