Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Caberá ao governador eleito, Siqueira Campos (PSDB) resolver o impasse dos servidores comissionados. Siqueira assumirá em janeiro e terá até junho para anunciar as medidas que tomará sobre o assunto.

Na primeira entrevista coletiva que concedeu após o pleito, o governador eleito disse que não chamará concurso nos primeiros dias de governo e chegou a dizer sem citar nomes que a questão dos comissionados depende dos governadores anteriores.

Siqueira afirmou que não vai passar por cima da Justiça com relação ao certame do Quadro Geral e pretende aguardar o parecer dos desembargadores sobre o assunto.

O governador pode optar por uma reforma administrativa com redefinição de alguns cargos ou ainda junção de algumas pastas, no entanto ainda não adiantou nada a respeito.

Questão política

A Ação Direta de Inconstitucionalidade 4125 que questionou a quantidade de servidores de comissionados foi de autoria do PSDB, partido de Siqueira o que gerou uma repercussão política em torno do assunto.

O advogado do PSDB, João Costa defendeu no STF a demissão imediata dos servidores e chegou a chamar os servidores de “exércitos de cabos eleitorais”.