Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os salários referentes ao mês de setembro, dos professores do programa Projovem Urbano no Tocantins, estão atrasados em todo o Estado. O erário que deveria ser depositado para os professores até o quinto dia útil de outubro, no entanto, até o momento não bateram nas contas deles, segundo informações do professor Ruy Tavares Filho, de Miracema.

Segundo o professor, o pagamento dos salários aos docentes do programa deveria ser efetuado pela Secretaria Estadual da Juventude, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Tocantins. Contudo, Tavares Filho destaca que a nota do pagamento já foi emitida pela Sjuves e que, mesmo assim, ainda não há previsão de recebimento por parte dos professores. “O que foi passado para a gente é que no IEL foi mandada a nota que o nosso pagamento seria feito pela Sejuves”, completou.

O professor destaca, entretanto, que ao entrar em contato com a secretaria, a resposta recebida foi a de que a nota do repasse salarial do corpo docente do programa, já havia sido encaminhada à Secretaria Estadual da Fazenda e que a resposta viria de lá. O professor informou que a atitude entra em desagrado de seus colegas de profissão, pois, segundo ele, “um empurra para outro, outro empurra para um”.

Tavares Filho ainda afirmou que a situação não é exclusividade de Miracema. De acordo com ele, os pagamentos estão atrasados em todo o Estado. “Em Miracema, Paraíso, Porto Nacional”, informou.
Esta não é a primeira vez que os salários dos professores do programa atrasam este ano. Segundo o professor de Miracema, “no mês de maio, ou junho, aconteceu a mesma coisa”, completou. O professor considerou que o pagamento foi agilizado graças à intervenção da imprensa no caso. “Por causa das matérias na imprensa, eles agilizaram o processo”, completou.

O professor se mostrou preocupado ainda com o final do Projovem Urbano em 2010, no Tocantins. De acordo com ele, os docentes temem o não pagamento do acerto salarial pelo fim do programa. “Se eles não pagam nem os salários, será que vão pagar o acerto?” questionou.

Mobilização

De acordo com informações de Ruy Tavares Filho, os professores do programa estão com planos de montarem uma frente de mobilização para virem à Palmas e realizarem uma manifestação em frente à Secretaria da Juventude, para resolverem a situação. “Está todo mundo querendo ir a Palmas (para a manifestação). Só o pessoal de Araguaina que não deve ir, pois é longe”, completou.

Secretaria da Fazenda

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta manhã, o secretário da Fazenda, Marcelo Olímpio afirmou que irá averiguar a situação do pagamento dos professores e informar como está o andamento do processo do pagamento dos salários do Projovem Urbano. “Assim que eu estiver a par de toda a situação do processo, informarei o mais rápido possível”, completou.