Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Paraíso do Tocantins conta agora com o Núcleo Especializado de Conciliação, que terá como coordenadora a defensora pública de 1° classe Ítala Graciela Leal de Oliveira.

Com a instalação do Núcleo, a Defensoria de Paraíso passou a ter uma sala específica para fazer a conciliação dos assistidos, com atendimento em horário comercial. A conciliação tem como objetivo principal o acordo sem precisar o processo chegar às mãos do juiz para decidir e sim somente para homologar. O acordo é um compromisso com o mesmo valor de uma sentença do juiz. O conciliador é uma pessoa imparcial, bem treinado, que efetivamente consegue o convencimento das partes e que sugere alternativas concretas.

Segundo a defensora pública Ítala Graciela Leal de Oliveira os acordos que serão realizados pelo Núcleo de Conciliação trarão benefícios à população de Paraíso do Tocantins, uma vez que os atendimentos que seriam realizados em 3 ou 4 vezes, em decorrência dos retornos, agora serão realizados em uma única vez, o que desafogará a espera dos assistidos. Oliveira acrescentou que a Conciliação será realizada nos períodos matutino e vespertino, o que contribuirá para um aumento nos atendimentos da Comarca Local.

Fonte – Assessoria de Imprensa/ Defensoria Pública