Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O primeiro estudante do Estado, a figurar entre os três melhores pesquisadores do Brasil, escolhidos pelo Prêmio Jovem Cientista - Edição 2010 - é da Universidade Federal do Tocantins.

Nesta terça-feira (26), o acadêmico do 10º período do Curso de Engenharia Ambiental (Campus de Palmas), Aderlânio da Silva Cardoso, de 24 anos, conquistou o 3º lugar (categoria estudante de graduação) na premiação - a mais importante do País em matéria de pesquisa, e uma das principais da América Latina. Nesta XXIV edição, o concurso teve como tema: "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro", e bateu recorde de participação, com mais de 2.100 inscritos.

No trabalho, Aderlânio desenvolveu um estudo sobre a obtenção de biodiesel a partir de microalgas coletadas na estação de tratamento de esgoto da região das Arnos em Palmas. A pesquisa teve início em 2008, e consiste em retirar microalgas da estação de tratamento para extração de óleo e a obtenção de biodiesel. “As vantagens do uso das microalgas como matéria-prima na produção do biodiesel estão relacionadas à qualidade do óleo extraído, muito semelhante ao óleo de alguns vegetais que já são utilizados para a produção de biodiesel”, disse o estudante.

Para o reitor da UFT, Alan Barbiero, a conquista é motivo de orgulho não só para a Universidade, mas também para o Tocantins. "É um talento local que tem de ser valorizado. Isso mostra o potencial e a capacidade dos nossos alunos, que têm se destacado em pesquisas de nível nacional". O jovem cientista foi orientado pela professora-pesquisadora Glaucia Eliza Gama Vieira, que também foi ganhadora na categoria orientadora. Para ela, o prêmio Jovem Cientista representa a valorização de um trabalho de pesquisa de qualidade desenvolvido na Universidade.

Desafio

Aderlânio já havia dado, recentemente, outra prova de seu talento. Ele faz parte da equipe Sax, formada por alunos da UFT, que foi a grande vencedora do Desafio Sebrae, e representará o Estado na etapa nacional do jogo, no dia 30 de novembro em Recife (PE). Antes, Aderlânio e a professora Gláucia viajam, dia 16 de novembro, para Brasília (DF) - onde no dia 17 participam da entrega do Prêmio Jovem Cientista 2010, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Com o resultado, Aderlânio receberá o prêmio de R$ 7 mil e terá seu trabalho publicado na revista do Prêmio, editada pelo CNPQ, além de ganhar uma bolsa de mestrado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT