Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os quarenta e um alunos, com idade entre 12 a 16 anos, da Escola de Tempo Integral Padre Josimo embarcam nesta quinta-feira, às 19 horas, com destino à cidade de Taquaritinga (SP), onde irão participar no próximo dia 14, do Festival de Dança. Durante o evento, os alunos farão seis apresentações nas categorias Hip Hop, Dança Contemporânea, Contemporânea Livre e Dança Moderna.

Além das apresentações, os alunos terão a oportunidade de vivenciarem a troca de experiências e técnicas com escolas de todo o Brasil. “Será um momento único para nós e para nossos alunos que se empenharam com estudos, ensaios e disciplina”, frisa a coordenadora de Cultura da ETI Padre Josimo, Júlia Horts. Segundo ela, a seleção dos seis vídeos enviados é a constatação do bom trabalho que a ETI realiza dentro da comunidade escolar. “Enviamos seis vídeos para concorrer e os seis foram selecionados é uma grande alegria e responsabilidade também”, afirma Júlia.

O aluno Matheus Henrique, 11 anos, que participará do festival com a tradicional dança argentina, o tango, destacou que está ansioso e ao mesmo tempo feliz pela oportunidade. “Não é somente dançar, existe vários aspectos que compõem a apresentação. Precisamos estudar a música que iremos apresentar, o que ela representa, a sua composição e melodia”, explicou Matheus. Além disso, o aluno destacou que outro elemento bastante trabalhando na dança é o teatro. “Os professores nos ensinam o domínio do palco e a expressão corporal, e tudo isso é fundamental para a minha vida, pois tem me ajudado a ser mais confiante’, afirmou Matheus.

Os 41 alunos fazem parte de três grupos de dança da Escola: Cia e Movimento, Vitale e Stree Stais. Cada grupo será responsável por duas apresentações. As coreografias são assinadas pelos professores Polieder Martins, Tatiane Meire Martins e Aline Fátima de Lima. Os vídeos selecionados com as apresentações para o festival podem ser acessados pelo www.youtube.com/ grupodedancavitale.

Fonte: Ascop